merenda escolar

Merenda escolar: 6 dicas para montar a do seu filho

A merenda escolar é extremamente importante para as crianças. Essa fase da vida é marcada pelo crescimento constante e pelo alto gasto energético, em função das atividades físicas praticadas e das atividades da rotina diária.

Além disso, hábitos alimentarem saudáveis devem ser estimulados desde cedo, uma vez que a tendência é que tais hábitos sejam mantidos no futuro.

Pensando nisso, separei abaixo algumas dicas de como fazer uma merenda escolar mais saudável para o seu pequeno.

6 dicas para fazer uma merenda escolar saudável

Evite o excesso de açúcar, gordura e sal

A ingestão excessiva de açúcar, gordura e sal está relacionada à ocorrência de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Procure oferecer ao seu filho lanches leves e nutritivos, ricos em fibras, sais minerais e vitaminas. Quanto mais natural for a alimentação, melhor!

Quando for comprar industrializados, busque alimentos com o mínimo de produtos possível. Quanto menos nomes tiver no rótulo nutricional, melhor. Por exemplo, o iogurte natural é o mais saudável e tem apenas 2 ingredientes: leite e fermento. Alguns iogurtes têm mais de 10 ingredientes, é o que chamamos de ultraprocessados.

Quanto mais parecido com o alimento in natura, menos processado e mais saudável ele é. Via de regra, quanto mais processado é aquele alimento, maior a probabilidade de ter acréscimo de açúcar, gordura, sal e conservantes.

Aposte em um lanche atrativo e variado

Para que a criança coma bem, é importante que os alimentos despertem seu interesse. Coloque na lancheira opções alimentares que o pequeno gosta de comer em casa. Além disso, capriche na apresentação. A merenda variada e colorida tende a fazer sucesso entre os estudantes, portanto, inclua diversos grupos alimentares no cardápio, como frutas, pão integral, além de fontes de proteína, a exemplo do queijo ou iogurte. Oleaginosas, como as castanhas e vegetais como tomatinho e pepino são também ótimas opções.

Existem cortadores de sanduíche que são um charme e também cortadores para frutas com os mais diversos formatos. Ajudam bem na aceitação.

Separei também alguns perfis do Pinterest com dicas sobre apresentação de pratos e diversas receitas para ajudar a criatividade e na qualidade da merenda do seu filho.

https://br.pinterest.com/fabiolasilva986/lanche-escolar/

https://br.pinterest.com/gmara0702/merenda-escolar/

https://br.pinterest.com/pin/628252216749842143/

https://br.pinterest.com/search/pins/?q=Lanchinhos%20para%20escola&rs=srs&b_id=BLFA_arvI-sJAAAAAAAAAACCN997_JcqNQrvEghQSBehNyho11XDdipYR8vxKRHCtGzQoOBM9iwbt6WfFHB8dQQ&source_id=i8puPxRp

 

Atente-se à quantidade de calorias

Lanche precisa ser saudável, mas não ultra calórico. Evite excesso de comida e de variedade. A criança pode ficar perdida com tantas opções e ainda gerar muito desperdício.

Merendas muito volumosas também podem acabar resultando em pior aceitação do almoço e do jantar.

Não descuide da higiene da merenda escolar

Outro ponto fundamental na preparação da merenda escolar é a higiene no preparo e no acondicionamento. Antes de colocar o suco na garrafinha ou sanduíche na vasilha, limpe adequadamente os vasilhames e talheres. Além disso, priorize o uso de lancheiras térmicas, para evitar que os alimentos perecíveis estraguem.

Mantenha tudo na geladeira até a hora de levar a criança para a escola.

Converse com um nutricionista

Para montar a merenda ideal para o seu filho, vale a pena conversar com um nutricionista infantil para definir a quantidade e o tipo de alimento que deve ser priorizado no lanche escolar.

Ele pode orientá-lo de maneira clara sobre as opções que devem ser evitadas, além de esclarecer suas dúvidas sobre os lanches mais nutritivos, frutas que oxidam com facilidade.

O ideal é que o nutricionista discuta com o pediatra necessidades individuais baseadas no peso, idade e saúde da criança.

Procure saber o que é vendido na cantina da escola

Sempre que possível, opte pela merenda caseira. Mas, para quem não tem tempo ou talento culinário, restam as cantinas escolares. A boa notícia é que as escolas estão cada vez mais conscientes. Muitas delas contam, inclusive, com nutricionistas que elaboram seus cardápios.  Procure controlar o que é servido e orientar seu filho sobre as melhores escolhas. Existem também serviços que entregam merenda balanceada com cardápio de nutricionista em várias escolas, mesmo naquelas com cantinas próprias.

Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe