doação de leite materno

Doação de leite materno: saiba a importância

O leite materno é o alimento mais completo para os bebês recém-nascidos. O ideal seria que todas as mães pudessem alimentar seus filhos, entretanto, nem sempre é possível. Apesar de existirem fórmulas infantis adequadas para todas as situações, inclusive para os muito prematurinhos, a doação de leite materno pasteurizado segue sendo a melhor opção.

Vale destacar que, anualmente, 150 mil litros de leite materno são coletados, processados e distribuídos para os recém-nascidos que estão nas unidades neonatais do país. Atualmente, o Brasil conta com a maior, mais completa e mais complexa rede de bancos de leite materno do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, nossa rede é um verdadeiro modelo a ser seguido, tanto que coopera internacionalmente como exemplo para mais de 20 países da Europa, África e Américas.

Doação de leite materno

No Brasil, aproximadamente 330 mil bebês que nascem a cada ano são prematuros ou apresentam baixo peso. Cumpre salientar que esse número equivale a 11% do total de crianças que nascem no país. Claro que nem todos estão em unidades neonatais e nem todos precisam de leite materno doado. Mas grande parte deles precisam da boa ação das mães que podem ajudar.

Por meio da doação de leite materno, muitos bebês têm a chance de receber o melhor alimento possível, reduzindo consideravelmente a possibilidade de complicações tão comuns nesses bebês de risco.

Qualquer quantidade de leite materno doado ajuda. Apenas 300mL de leite materno humano podem ajudar até 10 recém-nascidos diariamente.

Tenho muito leite e gostaria de doar. Como fazer?

Clique no link abaixo para saber qual é o banco de leite humano mais próximo da sua casa e entre em contato para informações detalhadas. Em Belo Horizonte, serviços como o da Maternidade Odete Valadares buscam inclusive o leite da doadora no domicílio.

https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

Existe um post no blog sobre ordenha e armazenamento de leite (link abaixo). Os postos de coleta sempre realizam toda a orientação e fornecem os frascos para doação.

http://draleticiarubim.com.br/ordenha/

 

Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe