atividade física

A importância da prática de atividade física na infância

Os benefícios da  realização de atividade física são consenso em qualquer faixa etária. Particularmente na infância, com o corpo em crescimento, tem ainda mais relevância.

Tal qual na faixa adulta, os índices de sedentarismo, atrelados ao uso excessivo de eletrônicos e dieta inadequada, têm resultado em índices cada vez maiores de obesidade, alterações laboratoriais como aumento de colesterol e problemas ósteomusculares.

A realização de atividade física na infância se associa à redução do sedentarismo e de problemas cardiovasculares na vida adulta. Além disso, promove socialização, desenvolvimento muscular e da coordenação motora, promove melhora da auto-estima e do domínio corporal, reduz a chance de lesões precoces, além do auxílio no controle do peso.

O problema é que muitas crianças realizam atividade física apenas na educação física da escola, sendo sedentárias todo o resto do tempo. A segurança reduzida nas ruas e a falta de tempo dos pais, acabam piorando o quadro.

Como estimular atividade física na infância?

  • Mesmo para pais muito atarefados durante a semana, fins de semana são excelentes opções para levar a criança ao ar livre e permitir tempo e espaço para brincadeiras.
  • Procure saber no bairro onde mora se existe algum clube que propicie brincadeiras e atividades coletivas.
  • se seu prédio possui área de lazer, tente organizar com vizinhos que também tenham crianças momentos e atividades que propiciem a realização de atividade física.
  • evite, sobretudo para as crianças mais novas, direcionar atividade física para apenas uma área. Além de monotonia, leva a criança a não desenvolver outras habilidades. O ideal é que as atividades sejam variadas.
  • Atividade física na infância deve ser lúdica, idealmente ao ar livre e voltada para o divertimento e socialização, e não competição. Ela deve se exercitar brincando.
  • Dito isso, caminhar, chutar bola, arremessar objetos, escalar objetos (com supervisão), correr, pular, saltar, dançar, dar cambalhota, pular corda, brincar de pega-pega, amarelinha, peteca, esconde-esconde, cabo de guerra, rouba- bandeira, andar de patins e de bicicleta são atividades físicas sensacionais.
  • Natação é sempre uma atividade importante, não só pelos benefícios da atividade em si, mas como prevenção de afogamento.
  • Limite o uso de eletrônicos.
  • Dê o exemplo e mostre que você também se exercita.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe