bebê pode receber visitas

Quando o bebê pode receber visitas?

O nascimento do bebê é um momento muito esperado, não só pelos pais, mas também pelos familiares e amigos. A expectativa faz com que todos fiquem ansiosos para conhecer o novo integrante da família. Contudo, você sabe quando o bebê pode receber visitas?

Neste post, você vai conhecer alguns cuidados para proteger o seu filho de toda essa exposição, além de algumas recomendações e dicas para tornar agradável e tranquilo o período de visitas.

O bebê pode receber visitas na maternidade ou apenas em casa?

As visitas podem ocorrer ou não na maternidade, sendo uma decisão a ser tomada pelos pais. Entretanto, existem alguns aspectos que sugiro que você considere.

O período da maternidade é um momento mais íntimo da família, pois a mulher ainda está se recuperando do parto, pode estar desconfortável e com o corpo dolorido.

Também é importante lembrar que, nos primeiros dias após o nascimento, mãe e bebê estão em processo de aprendizagem do aleitamento. Nesse contexto, visitas podem acabar interferindo na tranquilidade tão necessária nesse momento.

Algumas famílias enxergam como vantagem o fato de não ser necessário se preocupar com alimentação da visita e a rapidez da visita hospitalar. Alguns hospitais limitam número e horário de visitas no quarto, o que também costuma agradar alguns pais.

Dessa modo, a definição de quando receber visitas é realmente dos pais, desde que observadas algumas regrinhas básicas.

Estabeleça regras de visitação

O estabelecimento de regras facilita o dia a dia dos pais e reduz o estresse que este momento pode causar à família. A seguir, estão algumas sugestões para facilitar este processo:

  • Peça que os familiares e amigos marquem a visita com antecedência, sem surpresas; Isso evita um visitante no momento em que a mãe havia programado de descansar.
  • Estabeleça horários de visitação que sejam adequados à rotina do bebê, evitando visitas noturnas;
  • Encostar ou pegar o bebê no colo após lavar as mãos.
  • Não acorde o bebê para agradar as visitas; Tente agendar a visita quando você já observar uma rotina e programe em um horário em que o bebê estiver acordado.
  • Não permita que pessoas doentes visitem o recém-nascido; Avise previamente que é uma recomendação pediátrica. Mesmo doenças leves em um adulto podem gerar quadros graves em um recém-nascido.
  • Não é proibido visita de crianças, desde que elas não estejam doentes. Na maternidade, por ser um ambiente muito pequeno, não costuma ser adequado.

O que é melhor? Hospital ou casa?

Definitivamente não sou eu que darei essa resposta. Essa é uma decisão realmente do pai e da mãe. Penso que receber uma visita deve ser um momento prazeroso e alegre. O que significa que não deve ser uma obrigação social quando os pais não estão nas melhores condições. Programe visitas quando vocês acreditarem ser o melhor momento.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe