chadefraldas

Chá de Fraldas: como programar as quantidades?

O chá de fraldas do bebê é um momento delicioso para reunir família e amigos antes do nascimento do bebê. Além disso, é uma excelente oportunidade para ganhar o item que o bebê mais vai usar: fraldas!!

Mas como calcular a quantidade de fraldas? Qual tamanho pedir? Qual fralda pedir?

Existem inúmeras calculadoras de fraldas disponíveis no mercado. Usei uma delas como base, mas com alguns comentários para ajudar nesse processo de escolha.

Fraldas RN
Compre 2 pacotes com marcador de urina. Alguns bebês nascem enormes, e a fralda acaba não cabendo por muito tempo. Sugiro que nem coloque no chá. Usa tão pouco que vai acabar sobrando. Se o bebê nascer pequenininho ou prematuro, será necessário comprar alguns pacotes, mas por pouco tempo. O marcador de urina ajuda muito!! As primeiras fezes do bebê são muito espessas e escuras, e a urina em pequena quantidade. Dessa forma, o marcador (que de amarelo se torna azul com a presença de urina) dá a certeza de que o bebê está urinando. Parece bobeira, mas a informação de que o bebê molha a fraldinha é um excelente parâmetro para avaliar se ele está mamando bem e se está hidratado.

 

Fralda com marcador de urina. Observem a listrinha amarela central e com a tonalidade azul por contato com urina

Fralda com marcador de urina. Observem a listrinha amarela central e com a tonalidade azul por contato com urina
Algumas marcas de fraldas apresentam divisões como RN+, que podem “vestir” crianças de até 6 kg. Acho desnecessário, uma vez que a fralda P se adequa bem a esse público e acabam ficando grandes para os bebês que acabaram de nascer.

Fralda P
Utiliza-se uma média de 180 fraldas P por mês. Esse cálculo é baseado em uma média realista e nada exagerada de 6 trocas de fralda por dia.

Para bebês que não nasceram muito grandes, o uso vai do primeiro até o terceiro mês de vida.

Fralda M
Utiliza-se uma média de 180 fraldas M por mês, assim como a fralda P. Utiliza-se, em geral, do terceiro até o oitavo mês de vida.

Fralda G
A média de fraldas costuma cair nessa fase pelo fato de os bebês geralmente dormirem mais à noite nessa faixa etária.

150 fraldas costumam ser suficientes para o mês. Utiliza-se, em geral, do oitavo mês até 1 ano e 6 meses. Bebês que nasceram muito grandes naturalmente usarão por um tempo menor.

Fralda Extra Grande
O cálculo é o mesmo da grande: 150 fraldas/mês. Utiliza-se, em geral, de 1 ano e 6 meses até o desfralde – em torno de 2 anos a 2 anos e meio na média. Nessa idade, as fraldinhas modelo “pants”, que são tipo calcinha ou cuequinha, são excelentes, pelo fato de a criança já poder colocar a fraldinha de pé. Vazam menos e se adaptam bem ao corpo. Para bebês menores não acho muito práticas.

Não coloquei a quantidade de pacotes pelo fato de cada marca colocar uma determinada quantidade de fraldas. Dessa forma, se for decidir por uma determinada marca, verifique as quantidades e faça os cálculos.

Algumas marcas têm várias opções de fraldas para um determinado tamanho. O preço varia de acordo com o material de cobertura e a capacidade de absorção. Quanto mais caras, menor a chance de vazamento e melhor a qualidade do tecido da fralda.

Antes de definir sobre essa ou aquela marca, procure conhecer cada uma. Converse com outras mães e veja dicas em grupos de mães.

Existem marcas boas e baratas que valem o teste.

Se optar por fazer o chá, tente orientar os grupos de convidados a trazer determinado tamanho de fralda, para se adequar às necessidades calculadas.

E última dica: abra um pacote de fraldas e veja como usá-las. Vejo muito na maternidade casais que nunca trocaram uma fralda. Conhecer o produto, ver como funciona, como se fecha e abre, como posicionar, como jogar fora é uma aprendizado necessário.

Espero ter ajudado com as dicas!

Um abraço e até o próximo tema

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp