ciúme do irmão mais velho

Ciúme no irmão mais velho: como lidar?

Um problema muito comum entre pais com mais de um filho é não saber lidar com o aparecimento do ciúme no irmão mais velho. O nascimento de um novo irmão pode ser difícil para algumas crianças, já que elas podem assimilar a perda do posto de filho único.

Saiba que isso é mais comum do que se pensa, principalmente quando a criança, que agora assume o papel de irmão mais velho, tem idades entre 3 a 6 anos. Elas podem sentir que deverão disputar a atenção dos pais com o novo irmão.

Procure entender as razões para o ciúme

Para aprender como lidar com esse problema, é preciso, antes de mais nada, compreender as causas principais que levaram ao ciúme no filho mais velho.

Berry Brazelton, pediatra responsável por uma verdadeira revolução na área em que atua, escreveu diversos artigos que tecem um mapa do desenvolvimento comportamental e emocional dos filhos. Brazelton propôs ações para tornar mais fácil a resolução de surtos que são esperados durante o desenvolvimento dos filhos com ciúme do irmão.

O autor defende que, embora a chegada do irmão mais novo seja um momento complicado na vida de uma criança, ela apresenta-se também como boa oportunidade de preparação para a vida.

Busque perceber qual o medo que rege o ciúme do seu filho mais velho. O comportamento está mais relacionado ao medo de perder o amor dos pais ou seria uma possível disputa de territórios?

Como lidar com o ciúme no irmão mais velho?

Uma vez compreendidas as razões que ocasionaram o ciúme, há técnicas que podem ser aplicadas para amenizá-lo ou erradicá-lo. Sempre que possível, inclua o seu filho mais velho no processo de criação do filho mais novo.

Isso significa mantê-lo informado sobre o desenvolvimento da criança, explicando quando ela irá nascer e incluindo-o no processo de recebimento e cuidado do novo bebê. Isso fará com que ele assuma o papel de irmão protetor.

Também é importante que os pais não deixem de dar atenção para o filho mais velho após o nascimento do novo bebê. Enquanto um dos pais está cuidando da criança mais nova, o outro pode ocupar-se em passar um tempo com o mais velho, brincando e vendo os programas preferidos deste.

Se possível, não faça com que os seus filhos dividam os brinquedos. Caso necessário, ensine o mais velho a compartilhar e faça com que ele tenha a sensação de que dar alguns brinquedos para o irmão mais novo é um ato nobre.

Também não faça comparações entre os filhos, sejam elas boas ou ruins. Cada criança é única, e, quando os pais realizam comparações entre ambos, eles fazem crescer o sentimento de rivalidade entre irmãos.

É interessante, também, evitar que o nascimento do filho mais novo coincida com o aniversário do filho mais velho, pois a disputa de data também pode aumentar a rivalidade.

O modo como os pais tratam os filhos determinará o nível de ciúme no irmão mais velho. Busque ser compreensivo e fazer com que o seu filho se sinta seguro e amado por ambos os pais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe