nailcut

Como cortar as unhas do meu bebê?

Muitas mães de primeira viagem se apavoram diante da necessidade do cuidado com as unhas do bebê. O medo de machucar a mãozinha é de longe a maior preocupação. Por isso o tema de hoje é sobre como cortar as unhas do bebê.

 

A partir de quando devo cortar as unhas do meu bebê?

As unhas do bebê nascem geralmente grandes, porém macias e flexíveis. Chegam a soltar lascas que se desprendem ao menor contato com as roupas.

No entanto, nos primeiros dias de vida, justamente pelo fato de serem muito macias, acabam dificultando o corte, aumentando as chances de ocorrerem acidentes.

Por esse motivo, é mais prudente aguardar cerca de 10 dias de vida para realizar o primeiro corte. Nesse início, caso houver alguma parte muito irregular na unha, pode-se utilizar uma lixa de unha delicada.

 

Meu bebê está se arranhando muito. O que posso fazer para evitar que isso ocorra?

Bebês nas primeiras semanas de vida não tem coordenação motora, e acabam fazendo movimentos involuntários, levando as mãos no rosto frequentemente.

Nessa movimentação, é muito comum a ocorrência de arranhões na face e até puxões de cabelo nos bebês cabeludos. Para evitar que isso ocorra, o uso de luvinhas é essencial. Existem alguns macacões de manga comprida que já vêm com luvinha própria ( tipo uma dobra na extremidade da manga que, quando desvirada, cobre a mão do bebê).

Caso o macacão não tenha esse recurso, é interessante colocar luvinha ou meia nas mãos para proteção. À medida que o bebê vai crescendo, em torno de 8 semanas de vida, há uma melhora da coordenação motora, passando a ser desnecessário esse cuidado

 

Qual é o melhor hora para cortas as unhas do meu bebê?

É sempre melhor cortar a unha do bebê quando ele estiver dormindo ou quando estiver muito tranquilo, o que ocorre, por exemplo, após as mamadas.

Quando o bebê está agitado ou chorando, as mãos tendem a ficar fechadas, dificultando muito esse processo. Como qualquer cuidado com recém nascido, quanto mais prazeroso for o momento, mais o bebê irá colaborar ( lembre-se que o recém nascido vai crescer e a cooperação passa a ser fundamental).

Portanto, se o bebê estiver acordado, faça essa tarefa conversando com o seu filho, com uma música tranquila ao fundo, para que ele goste desse momento e não faça do corte das unhas um momento de batalha.

Se ainda assim houver dificuldade, corte as unhas quando tiver auxílio de uma segunda pessoa, que poderá, por exemplo, distrair a criança ou ajudar a segurar a mãozinha para evitar acidentes.

 

Que instrumento posso utilizar para cortar as unhas do meu bebê?

Os dois instrumentos utilizados para o corte de unhas no bebê são a tesoura infantil de bordas arredondadas e o cortador de unhas de bebê.

 

Com qual frequência preciso cortar as unhas do meu bebê?

O ritmo de crescimento de unhas é individual e variável, mas, na média,  o corte de unhas semanal geralmente é suficiente.

A unha do pé geralmente cresce menos, e pode ser cortada a intervalos maiores. É muito comum a ocorrência de excesso de pele lembrando unha encravada, sobretudo no pé. Não se preocupe, isso se resolve com o tempo.

 

Qual o melhor formato para aparar as unhas?

Tanto na mão quanto no pé, as unhas devem ser aparadas retas.

 

Na hora de cortar, existe alguma medida de segurança para evitar acidentes?

Além de utilizar instrumental próprio para bebê, puxar a polpa digital para baixo, expõe a unha melhor e reduz o risco de corte nessa área, assim como o risco de sangramento da pele que existe debaixo da unha.

Espero ter ajudado!

Um grande abraço e até o próximo tema!!

O que deseja encontrar?

Compartilhe