machucadp

Como lidar com machucados e quedas?

Quedas e machucados na infância são muito comuns e a grande maioria dos pais não sabe o que fazer quando elas ocorrem.

Para preparar melhor pais e mães para quando esse infortúnio ocorrer, fique atento às dicas

 

Quando devo me preocupar quando o meu filho tem uma queda?

Quedas de altura superior a 1 metro em crianças menores de 2 anos ou maiores de 1 metro e meio em crianças acima dessa idade devem sempre ser avaliadas em pronto atendimento. Outras quedas dignas de avaliação são as quedas de escadas de mais de 5 degraus.

Bebês pequenos, sobretudo nos primeiros 6 meses, devem ser levados para avaliação sempre que houver quedas, ainda que de alturas menores.

Quedas da própria altura são via de regra pouco perigosas, e devem ser valorizadas apenas quando acompanhadas de outros sintomas, como vômitos, sonolência e dor de cabeça forte.

Qualquer queda, quando seguida de vômitos, dor de cabeça, sonolência, perda de consciência, perda de equilíbrio, sangramento pelo nariz ou ouvido ou crise convulsiva,

deve ser avaliada em pronto socorro. Sempre me lembro de um adolescente de 12 anos que chegou no pronto atendimento com queixa de vômitos após queda da própria altura durante partida de vôlei na escola. Na época, era residente de pediatria e estava estagiando no Hospital João XXIII. Apesar de ser uma queda aparentemente simples, resultou em cirurgia de urgência devido a grande hematoma formado. E ele chegou andando e falando tranquilamente ao serviço! Portanto, valorize a altura da queda, ou sintomas associados a ela.

 

O que posso fazer para prevenir uma queda?

Cada faixa etária tem suas particularidades e cuidados a serem tomados para a prevenção de quedas. No caso de bebês pequenos, o principal cuidado é jamais deixar bebês sozinhos em trocadores e/ou cama, ou quaisquer superfícies elevadas. Para os maiores, limitar acesso a escadas e locais com desníveis. Nunca deixar a criança sem supervisão durante brincadeiras. Não utilizar andadores, atualmente proibidos pela legislação.

 

Como lidar com machucados simples?

A primeira providência a ser tomada diante de um machucado, é a limpeza com água corrente e sabão, preferencialmente do tipo antisséptico (aqueles que atuam para reduzir a quantidade de bactérias). É muito importante lavar bem, e isso significa que você não pode ter dó no momento da limpeza. Apesar do processo ser doloroso, é muito importante para retirar sujeiras e bactérias que porventura possam ter contaminado o local da ferida.

 

Após limpar o machucado, devo passar alguma substância?

Gosto muito de indicar para os pacientes o bom e velho Merthiolate. Ele é composto de digliconato de clorexidina que é uma solução antisséptica, que serve para desinfecção e limpeza, tendo a propriedade de matar bactérias. Deve sempre ser usado após a limpeza do machucado com água e sabão. Pode ser utilizado até de 6/6 horas e deve ser suspenso quando o machucado formar casquinha e parar de soltar secreções.

 

Devo cobrir o machucado com curativo?

Sempre que possível o machucado deve ficar sem curativo, Quando uma ferida contaminada ( todo machucado é contaminado) é coberto, pode criar condições propícias ao crescimento e proliferação de microorganismos, por sem quente e úmida. O ideal é deixar o machucado “respirar”. Em pouco tempo vai formar uma casquinha, e o risco de infecção ficará muito reduzido.

 

Como sei que o machucado está infeccionado?

Quando a ferida não evolui com casquinha e continua eliminando secreção com aspecto de pus, ou ainda quando ao redor das bordas da ferida aparece vermelhidão que vai aumentando, é hora de procurar o pediatra,  Outro sinal de infecção é o aumento da temperatura no local da ferida, e, em alguns casos, a ocorrência de febre.

 

E se o machucado apresentar sangramento, o que fazer?

A conduta inicial é a mesma. Lavar com muita água e sabão, mesmo que o sangramento seja importante. Se o corte for superficial,  compressão local por 5 minutos resolverá o problema. Se o corte for profundo, demandará a sutura com pontos. Nesse caso, lave com água e sabão, faça um curativo compressivo ( Às vezes é necessário ficar segurando o curativo com a mão para que não sangre) e leve seu filho ao pronto atendimento.

 

Espero ter ajudado com as dicas!!

Um grande abraço e até o próximo assunto!!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp