contratar uma babá

5 cuidados antes de contratar uma babá

Contratar uma babá é um momento que traz muitas dúvidas e desconfiança por parte dos pais. Afinal, como garantir que alguém irá cuidar do seu filho como você deseja? Ou como confiar e trazer uma pessoa desconhecida para dentro da sua casa para ficar com a sua criança?

Realmente, não é uma decisão fácil e esses questionamentos são comuns e pertinentes. Contudo, seja pela necessidade de retorno do trabalho pós licença maternidade, ou mesmo para poupar os pais nos cuidados com o bebê,  muitas vezes a solução é mesmo a contratação de uma profissional. 

Com o objetivo de ajudar você nesta decisão, preparei este texto sobre alguns cuidados essenciais que você precisa ter antes da contratação.

1# Diga aos quatro ventos que está procurando uma babá

Esta é uma dica importante, pois divulgar a sua necessidade para os seus amigos e colegas de trabalho pode agilizar a escolha de uma boa profissional. Isso aumenta a chance de ter mais candidatas disponíveis para a vaga. 

2# Busque todas as informações possíveis sobre as candidatas

Após uma avaliação dos perfis das profissionais que se candidataram, você terá uma lista daquelas que atendem às suas exigências. 

Procure certidão de antecedentes criminais no site da polícia federal. Essa certidão é valida para os últimos 90 dias.

3# Faça uma entrevista antes de contratar uma babá

Apenas um contato direto com a candidata permitirá que você a conheça melhor. 

  • Entreviste-a na sua residência, pois é importante que a candidata conheça qual será o seu ambiente de trabalho. Isso fará com que vocês alinhem expectativas. 
  • Esteja com a criança durante a entrevista. Assim, é possível que analisar a interação entre a candidata e o bebê, facilitando sua escolha.

Durante a entrevista, procure conhecer mais sobre a pessoa. Pergunte sobre os motivos que a levaram a sair dos últimos empregos, caso haja uma experiência anterior. Peça para que ela fale sobre suas habilidades e conhecimentos adquiridos. Um curso de primeiros socorros, por exemplo, pode ser um grande diferencial.

Existem vários cursos de formação de babá que podem garantir uma qualificação adicional da profissional.

4# Busque referências

As referências dos empregadores anteriores podem fazer com que você conheça melhor os pontos fracos e fortes da candidata ao emprego. 

Os empregadores anteriores poderão informar sobre a pontualidade, a frequência, o comportamento durante o período de trabalho, a dedicação destinada à criança, entre outras características.

5# Esclareça quais são as suas necessidades e expectativas

É fundamental que a futura babá do seu filho saiba quais são as expectativas que você tem do trabalho dela. Esclareça quais são as suas exigências em relação ao uso de celular, ao tempo em que a criança deve (ou não) ficar em frente à televisão ou de aparelhos eletrônicos. Também é importante alinhar sobre a necessidade ou não de limpeza dos ambientes, preparo da alimentação ou quaisquer outros pontos que julgar pertinentes. 

A maior causa de insatisfação entre empregadores e empregados é não deixar claro qual é o trabalho proposto. E isso obviamente varia de casa para casa. Deixe claro desde a entrevista. Isso pode inclusive fazer com que uma candidata desista da vaga por não concordar com determinada tarefa ou horário de expediente, evitando transtornos futuros.

Ao contratar uma babá, você precisa se guiar pelas suas necessidades e avaliação do perfil da profissional. Avalie as vantagens e desvantagens que cada uma oferece e faça sua escolha baseada em dados concretos e também na empatia entre a criança e a profissional. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe