primeiro mês de vida

5 dicas para adotar durante o primeiro mês de vida do bebê

O planejamento para a chegada de um novo bebê é uma tarefa complexa e nem sempre realizada com sucesso, principalmente para pais de primeira viagem. O primeiro mês de vida é um momento que exige muitos cuidados especiais.

Você sabe quais? Pensando nisso, preparamos esse post com algumas dicas essenciais para que essa etapa seja tranquila tanto para os pais quanto para o recém-nascido.

Dicas para adotar durante o primeiro mês de vida do bebê

Confira, a seguir, alguns hábitos recomendados para o primeiro mês de vida da criança.

1) Estimular a amamentação

O primeiro contato do bebê com o seio materno deve ocorrer ainda na sala de parto. Essa ação visa estimular o contato pele a pele entre mãe e bebê, o que facilita o momento da amamentação.

Ainda, durante essa fase, recomenda-se que a mãe se mantenha hidratada e que se alimente diversas vezes durante o dia, de forma balanceada. Isso porque o bebê demanda nutrientes da mãe enquanto mama.

2) Ida ao pediatra

No primeiro mês de vida, o recém-nascido precisa retornar, pelo menos, três vezes ao pediatra. A primeira consulta ocorre até o 5º dia de vida, a segunda no 15º dia e a terceira quando estiver próximo de completar o primeiro mês.

Ainda, o objetivo dessas consultas é acompanhar de perto a evolução do bebê, o ganho de peso e de altura. Além disso, esse momento também é a oportunidade dos pais para sanar com o pediatra todas as dúvidas que possuam.

3) Restrição das visitas

Os pediatras contraindicam o acesso de terceiros ao bebê nos primeiros 28 dias de vida. Caso os pais queiram receber parentes mais próximos, é fundamental averiguar o estado de saúde dessas pessoas.

Ademais, antes de tocar no bebê, solicite que todos higienizem corretamente as mãos e que evitem o contato pele a pele com a criança. Além disso, restrinja os períodos de visitação a, no máximo, 15 minutos.

4) Banhos rápidos

O momento do banho sempre traz muita preocupação dos pais. Para que tudo ocorra conforme esperado, coloque todos os itens necessários próximos à banheira, como a toalha e o sabão neutro.

Ainda, inicie o banho pela cabeça do bebê, evitando que a água entre nos ouvidos. Por último, lave o períneo o ânus. Existe uma tendência atual que não recomenda o banho diário em recém-nascidos com o objetivo de preservar as defesas naturais da pele. Porém, converse com seu pediatra e siga as orientações dele.

5) Fortaleça os laços com o bebê

No primeiro mês de vida, o recém-nascido começa a desenvolver a consciência de que precisa da ajuda do adulto para atender suas necessidades. Por isso, chora ou emite sons para chamar sua atenção.

Ainda, é nesse momento que são construídos os primeiros laços de confiança entre os pais e o bebê. Então, sorria para seu filho, olhe nos olhos dele e pegue-o no colo. O desenvolvimento saudável da criança depende da dedicação e atenção concedida pelos pais.

Assim, com essas dicas listadas no texto, você já tem uma boa noção dos cuidados que precisa ter no primeiro mês de vida do seu filho. Embora seja um período cansativo, saiba que é recompensador e que ele vai passar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe