escola ideal

Escola ideal: como escolher para a criança?

Escolher a escola ideal para o seu filho é uma decisão muito importante a ser tomada durante os primeiros anos de vida da criança. Essa escolha é delicada, pois exige que diversas análises e problemáticas sejam consideradas.

Definir se a linha educacional atende aos seus anseios, a metodologia empregada pelos professores, além da melhor estrutura física, são exemplos de questões que precisam ser analisadas com cautela.

Para ajudar você neste momento de definição, separei algumas dicas sobre como escolher o melhor lugar para a educação inicial dos seus filhos. 

Qual tipo de educação eu quero para o meu filho?

Esta pode ser a pergunta inicial que você precisa responder para dar o primeiro passo na tomada de decisão. No início da vida dos filhos, há a formação de uma identidade, do caráter, das crenças e dos valores.

Por isso, a escola selecionada precisa estar alinhada com a sua identidade familiar. Contudo, decidir por uma escola que promova experiências diferentes das suas pode ser interessante para que o seu filho conheça outra visão de mundo.

Conhecer a linha pedagógica

Existem diversas metodologias de ensino inseridas nas escolas brasileiras. Por isso, é importante que você busque conhecer quais são os tipos de educação praticados pela escola e qual é aquele que será mais adequado para o seu filho.

A linha tradicional é a mais utilizada no ensino brasileiro. É o modelo clássico de aulas expositivas com professor, com objetivo de transmissão do máximo de conteúdo. O aprendizado ocorre através de exercícios de repetição e o conhecimento é testado através de avaliações objetivas.

Existem outras linhas pedagógicas, como a Montessoriana, a Waldorf e a Democrática, que a maioria das pessoas sequer ouviu falar. Cada uma tem característica diferente, e muitas vezes são usadas em associação entre elas, ou com a educação tradicional.

O mais importante é conhecer a escola pessoalmente e verificar se as atividades propostas e a linha pedagógica atendem as expectativas. E lembre-se, o pedagogo é o profissional que deve ser procurado para te ajudar a esclarecer qual é o modelo que mais vai beneficiar o seu filho. Na dúvida, procure ajuda.

A escola ideal está adequada às suas necessidades?

Em conjunto com toda a análise pedagógica que deve nortear a sua decisão, existem fatores práticos que precisam ser considerados:

  • custo mensal/anual da escola;
  • localização;
  • horário das aulas;
  • calendário escolar;
  • grade curricular;
  • alimentação oferecida;
  • característica física da sala de aula. É um local arejado?;
  • Estrutura para brincar ao ar livre;
  • Fornece ensino bilíngue?
  • Qualificação e remuneração dos professores;
  • Segurança do ambiente
  • Número de alunos por sala de aula
  • Disponibilidade de atividades extracurriculares

Esses são alguns dos pontos que precisam ser levados em conta para facilitar a escolha da escola ideal. 

Visite o máximo de escolas possível. Converse com conhecidos. A experiência de outra pessoa pode te ajudar nesse processo de decisão. A comparação entre as escolas, e a conversa com um pedagogo, juntamente com a análise dos pontos citados anteriormente, vai tornar a escolha da escola ideal uma decisão mais objetiva e menos sujeita a erros.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe