fralda2-825x542

Fralda: qual é a frequência correta de troca?

Uma das dúvidas mais recorrentes de pais de primeira viagem que vejo no consultório é sobre qual a frequência e qual o melhor horário para trocar a fralda do bebê. Para esclarecer essas e outras dúvidas, leia mais no post de hoje!

Por que a troca frequente da fralda é necessária?

Tanto as fezes quanto a urina do bebê possuem substâncias muito irritantes para a pele. Por mais que a fralda descartável tenha um alto poder de absorção, ainda ficam resíduos dessas substâncias em contato com a pele, podendo provocar as tão temíveis assaduras. Além disso, fralda molhada por longo período é um prato cheio para o crescimento de cândida, outra alteração muito comum nos bebês.

Qual é a frequência da troca de fralda?

A fralda deve ser checada todas as vezes que a mãe for amamentar. Se houver fezes e/ou urina, trocar sempre!!! Na maternidade ouço inúmeras vezes a mãe perguntar se a fralda só de xixi deve ser trocada, e a resposta é sempre sim. Outro equívoco comum é achar que trocar a fralda por outra limpa basta no caso de urina. A limpeza da região é fundamental para prevenir assaduras e cândida.

Como fazer a higiene da região da fralda?

Lencinhos umedecidos podem provocar dermatite de contato e alergia na pele do bebê. São opções interessantes para passeios pela praticidade. Algodão com água, apesar de melhor que os lencinhos, não conseguem retirar todos os resíduos, sobretudo os gordurosos no momento da limpeza. Por esse motivo, o mais preconizado atualmente é utilizar uma mistura de água com uma loção de limpeza (por não demandar enxague) que contenha princípio de limpeza com pH ácido como o da pele do bebê (já falamos sobre isso no post sobre qual sabonete usar no banho do bebê => https://webapp275736.ip-45-79-11-215.cloudezapp.io/recem-nascido-qual-o-melhor-sabonete/. A diferença aqui é que, ao invés de sabonete, usamos loção de limpeza. Procure sempre loção de limpeza que possua detergente syndet (possui as melhores propriedades para cuidar da pele do bebê, sem tirar a proteção de gordura da pele e sem agredir ao limpar). Essa misturinha de água e loção de limpeza deve ser usada com algodão, e não precisa de enxague.

Devo tomar algum cuidado com a higiene no caso das meninas?

Sim, a higiene sempre ser realizada de frente para trás (começando na vulva  terminando no ânus). Jamais colocar algodão sujo de fezes para higiene genital. Isso pode ocasionar infecção urinária.

Após a higiene da região de fralda, devo tomar algum outro cuidado?

Sempre secar a região após limpeza. Umidade nunca é bem vinda nessa região. Após enxugar, aplique camada de pomada de assadura na região perianal e nádegas, e nos testículos no caso dos meninos.

Para que serve a pomada de assadura?

Serve para fazer uma camada de barreira entre a pele e a secreção que eu não quero que entre em contato com a pele do bebê. Por ser uma pomada de barreira mecânica, camadas muito fininhas não serão eficazes.

E se assar, o que fazer?

Não tente resolver a assadura sozinha. Entre em contato com o seu pediatra para orientações.

Devo trocar a fralda antes ou depois da mamada?

A maioria dos bebês evacua e/ou urina durante a mamada. Portanto, o melhor momento para a troca da fralda é após as mamadas. No entanto, muitos bebês despertam muito no momento da troca de fralda, tendo dificuldade para dormir após todo o processo. O que eu sugiro, nesse caso, é que a mãe troque o bebê no meio da mamada assim que perceber que o bebê está com a fralda suja, e volte com o bebê para o seio para terminar a mamada com ele limpinho e tranquilo.

Preciso acordar o bebê que dorme a noite toda para trocar a fralda?

No geral, não é necessário acordá-lo, até porque vai interromper o soninho, mas invista em quantidade generosa de pomada de assaduras e em fralda noturna de alto poder de aborção. Se mesmo com esse cuidado o bebê acordar com irritação na região de fralda, passe a realizar uma troca adicional no meio da noite.

Espero ter ajudado com as dicas!

 

Um grande abraço!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp