baby clothes on a table

Lavar as roupas do bebê no primeiro uso é necessário?

Apesar de muitas mães e pais já terem ouvido falar sobre a necessidade de lavar as roupas do bebê primeiro uso, muitas não sabem o real motivo pelo qual essa higienização é tão importante. Por esse motivo, escolhi esse tópico para abordar hoje

 

É necessário lavar as roupas do bebê antes do primeiro uso?

A resposta a essa pergunta é sim, sem dúvida alguma.

 

Qual é a importância dessa primeira limpeza?

São inúmeras as substâncias que podem estar presentes em um tecido que são nocivas à saúde não só de bebês, mas também de crianças maiores e adultos. No processo de tingimento, é muito comum o uso de corantes azóicos como a anilina, que, além de processos alérgicos é também considerada substância cancerígena. Diversos tecidos recebem produtos químicos que deixam um aspecto encerado e que reduzem a chance de o tecido amassar, porém, podem causar alergias e irritação na pele.

Além disso, não podemos esquecer que as roupas, antes de serem colocadas nas prateleiras, são transportadas e ficam armazenadas em locais geralmente pouco ventilados e escuros, podendo predispor ao surgimento de fungos.

Sabemos também que uma mesma roupinha de bebê pode passar na mão de inúmeras pessoas que não lavaram as mãos, agregando ainda mais sujeira.

 

Como fazer para higienizar a roupa do bebê?

A recomendação de fabricantes e de especialistas é de que seja realizada lavagem em máquina de lavar, com no mínimo dois enxagues, com detergente neutro, para que todas essa sujeira seja eliminada, No casos de bebês, pode-se utilizar também sabão líquido próprio para bebê ou sabão líquido de coco.

 

É necessário passar a roupa do bebê?

Passar a roupa do bebê com ferro quente ajuda a eliminar bactérias e fungos que tenham resistido ao processo de lavagem, sendo portanto recomendável.

 

Posso usar amaciante?

O uso de amaciantes em roupas de bebês não é indicado pelo risco de reações alérgicas. A pele do bebê é muito sensível, e é sempre desejável usar o mínimo de produtos possível no cuidado com as roupinhas.

Espero ter ajudado com as dicas e não se esqueça de que, apesar de o foco do artigo ser os bebês, qualquer roupa, para qualquer faixa etária, deve ser lavada pré uso.

Um grande abraço e até o próximo tema!!

O que deseja encontrar?

Compartilhe