amamentação

Nascimento dos dentes interfere na amamentação?

O nascimento dos dentes, na maioria dos casos, ocorre a partir de 6 meses. Uma boa parte dos bebês nessa fase pode apresentar desconforto e dor na gengiva.

É muito comum que o bebê morda o seio materno nessa fase de erupção, gerando muita dor na mãe. Não é proposital, mas a mãe sempre tem que conversar com o bebê e explicar que aquilo machuca e ele não pode mais fazer. Eles entendem. 

A mordedura ocorre para dar alívio ao desconforto sentido na gengiva. Por isso os bebês mordem também mordedores e chupetas, quando do nascimento dos dentes.

A amamentação deve ser interrompida quando ocorre nascimento dos dentes?

De forma alguma. O desmame vai ocorrer quando a mãe assim o desejar, mas erupção dentária definitivamente não é uma causa. A presença de dentes, por si só, não machuca, o que de fato incomoda é a mordida.

5 dicas para impedir que o bebê morda na época do nascimento dos dentes

1) Use mordedores antes de amamentar

Dê ao seu filho outras coisas para mastigar por alguns minutos antes de amamentá-lo. Os mordedores com água dentro, colocados previamente dentro da geladeira ou freezer, são excelentes opções e trazem alívio para o desconforto do bebê. Idealmente, busque um modelo que tenha diferentes texturas, elas ajudam a estimular pontos diferentes da gengiva.

2) Interrompa a mamada caso o bebê morda

Apesar de o bebê não te machucar propositalmente, isso não pode continuar ocorrendo. Pode abrir fissuras e até predispor a mastite, isso sem contar na dor. E isso só fica claro quando você interrompe a mamada e explica para ele que machucou. Que aquilo não pode ser feito. Explique que você vai voltar a amamentar, mas se o bebê morder novamente, você vai parar a mamada novamente. Os bebês são muito inteligentes e aprendem logo que morder o seio não é adequado.

3) Evite anestésicos tópicos

Nunca use gel tópico de benzocaína, pode levar a um quadro grave de anemia na criança. Evite também preparações em gel de lidocaína.

4) Converse com o bebê e brinque com ele durante a mamada

Se o bebê estiver prestando atenção em você, é menos provável que o estímulo de dor e desconforto da  gengiva vá incomodar, e a chance de mordidas diminui.

5) Preste atenção nos sinais de saciedade

É mais provável que o bebê morda quando a barriguinha já está cheia. Se perceber que ele já mamou o suficiente, interrompa a mamada.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe