nascimento dos primeiros dentes

Nascimento dos primeiros dentes: sinais e como tratar

O nascimento dos primeiros dentes do bebê costuma ser um momento de comemoração para os pais. No entanto, pode vir acompanhado de desconforto por parte da criança.

Saiba o que esperar

Nascimento dos primeiros dentes: quando ocorre?

O processo costuma ocorrer por volta dos seis meses de idade. Há uma variação considerável entre as crianças em relação ao momento da erupção dentária. No geral, se não houver nascimento de dentinhos até 1 aninho, o odontopediatra deve ser consultado para avaliar a criança.

Quais são os sinais de que o dentinho está nascendo?

Apesar de super controverso na literatura, é relatado em inúmeros artigos, e também na prática clínica, sinais como aumento da salivação, irritabilidade, piora da qualidade do sono, febre baixa e mudança na textura das fezes (fezes mais amolecidas). Apesar de bebês menores, desde o terceiro mês já coçarem a gengiva, pode haver intensificação do quadro.

Muito cuidado com a febre. Apesar de ser um sintoma que pode estar associado com a erupção dentária, deve ser avaliado por pediatra se persistente, e sobretudo se associado a prostração e outros sinais e sintomas. Nascimento de dentinho não deixa a criança prostrada, muito menos doente.

Quais são os cuidados a serem tomados?

Levar o bebê ao odontopediatra é essencial após a erupção dentária. Ele é o profissional capacitado para orientar a escovação dentária e o uso de fio dental.

Outras ações incluem:

  • Fazer a higienização bucal da criança com escova de dentes, pasta de dente e fio dental conforme orientação do odontopediatra.
  • Produtos industrializados de aplicar em cima de gengivas para alívio dos sintomas não são recomendados de uma forma geral.  Os produtos a base de benzocaína não devem ser utilizados, uma vez que podem se associar a quadro denominado meta-hemoglobinemia.
  • As gengivas podem coçar quando os dentes estão para nascer. Mordedores podem ajudar nisso, especialmente quando gelados. Prefira os modelos com superfícies mais rugosas e irregulares. Coloque na geladeira antes de oferecer para o bebê.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe