natação-825x542

Natação para crianças: o que preciso saber?

Diante de uma infinidade de informações, pais e mães ficam perdidos na hora de escolher a escolinha de seus filhos. Esse pequeno texto busca esclarecer as principais dúvidas dos pais antes de inscreverem seus filhos na natação.

A partir de qual idade devo colocar meu filho na natação?

A academia americana de pediatria recomenda que TODAS as crianças acima de 4 anos sejam colocadas em aulas de natação para prevenção de afogamento. Os estudos mostram que, a partir dessa idade as crianças têm plena capacidade cognitiva e motora de usufruir da aula. Entre 1 e 4 anos, a indicação da aula varia de acordo com as condições da criança e da família, não sendo recomendação obrigatória. Apesar de muito populares, aulinhas de natação para menores de 12 meses não devem ser encaradas como prevenção de afogamento, segundo a academia americana de pediatria, devido a falta de estudos conclusivos até o momento. Como atividade lúdica, cabe a cada família decidir.

O que devo observar em relação à higiene da água da natação?

Toda água, sobretudo a de locais públicos como escolinhas de natação, fica exposta a microoganismos, sendo os mais comuns a Giardia, a Escherichia coli, a Legionella, a Shigella, Cryptosporidium e enterovirus. A principal ocorrência associada a piscinas é a diarreia, mas podem ocorrer outros quadros clínicos.

Crianças pequenas engolem água e, além disso, têm a pele mais susceptível a reações alérgicas, sendo, por esse motivo, imprescindível um controle rigoroso da qualidade da água através do tratamento visando a eliminação de microorganismos.

O cloro, apesar de muito utilizado e eficaz, pode ser problemático para crianças com doenças respiratórias como os asmáticos e também para as crianças com a pele sensível, como os atópicos. É também muito comum a ocorrência de irritação ocular.

Uma alternativa interessante é a higienização da água com ozônio. É um gás que não altera o pH da água, e não se associa a reações alérgicas como o cloro, sendo portanto preferível, sobretudo nos grupos de risco e em crianças pequenas.

Existem outros materiais utilizados na higienização de piscina. O importante é se informar qual é a substância utilizada e qual a periodicidade da limpeza. Isso vai garantir água de qualidade para a natação do seu filho.

Devo me preocupar com alguma outra medida de segurança?

Sim. Verifique junto à escolinha de natação se o ralo da piscina possui tampa protetora. Infelizmente existem inúmeros acidentes fatais associados com crianças em ralos de piscina.

Devo colocar touca no cabelo da criança?

Sim, essa é uma medida de higiene básica para frequentadores de piscina. Prefira toucas de tecido que danificam menos os fios delicados das crianças.

Se meu filho ainda usa fralda, como fazer?

Jamais coloque sua criança sem fralda na piscina. isso pode gerar acidentes com fezes e urina e contaminar toda a água. Utilize fraldas próprias para uso em piscina para evitar problemas.

E em relação ao professor, devo me preocupar?

Professor de qualquer modalidade esportiva deve ser um educador físico – profissional com curso superior em educação física – Só isso garante que ele recebeu treinamento adequado para cuidar do seu filho.

Após a aula, algum cuidado especial?

Tomar banho após natação é sempre desejável para retirar sujidades. Algumas crianças podem precisar de hidratação na pele, sobretudo as que utilizam piscina clorada.

Meu filho não gosta de natação: o que fazer?

A natação, por motivos de segurança, é uma necessidade. É compreensível que nem todas as crianças vão gostar do esporte. Converse com seu filho, procure ajuda de especialistas se necessário. Mas não deixe de dar essa oportunidade para ele. Saber nadar é uma segurança para toda a vida.

Se meu filho já está nadando bem, posso ficar despreocupado em relação a afogamento?

Criança na água é sinônimo de adulto supervisionando, mesmo para aquelas que nadam bem. Quanto melhor uma criança nada, mais ela se arrisca, o que pode gerar acidentes. Portanto não corra riscos!!

São essas as dicas de hoje!

 

Um abraço e até o próximo tema!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp