ordenha

Ordenha e armazenamento de leite: como fazer?

Após o nascimento do bebê, umas das principais dúvidas das mães é sobre como fazer a ordenha e o armazenamento do leite materno para que o bebê seja alimentado na sua ausência. Apesar de ser simples, existem alguns cuidados que precisam ser tomados.

Como faço a ordenha?

A ordenha pode ser realizada de forma manual com a mão da própria mãe ou de alguém que a auxilie. Deixo abaixo link disponibilizado no site da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ensina como massagear e realizar a ordenha de forma adequada.

https://www.youtube.com/watch?v=3Kz5BmaS4Z8

Existe também a possibilidade de se utilizar um aparelho para auxiliar na ordenha, denominado bomba de amamentação. Ela pode ser mecânica (funciona através de acionamento manual) ou elétrica (a bomba faz todo o trabalho sozinha).

As bombas têm a limitação de precisar de higienização adequada e podem gerar fissuras mamárias e dor quando inadequadamente utilizadas.

Infelizmente não achei um vídeo de conteúdo adequado para colocar o link. Sugiro fortemente que caso opte por utilizar a bomba, leve o aparelho na consulta pediátrica ou em um banco de leite para receber orientação adequada. Não é tão simples de usar quanto parece.

Devo higienizar as mamas antes do início da ordenha?

A higiene da mama deve ser realizada apenas no momento do banho. No entanto a higiene das mãos e antebraços com água e sabão é sempre necessária. É recomendado também o uso de máscara e touca no momento da coleta.

Qual frasco deve ser utilizado para coleta e armazenagem?

Classicamente os frascos de vidro com boca larga sempre foram os mais recomendados, após adequada esterilização em água fervente (recipiente em panela completamente coberto com água e 15 minutos após levantar fervura. Deixar secar naturalmente e fechar o recipiente sem manusear a parte interna).  Hoje são aceitos também recipientes de plástico, desde que não contenham bisfenol em sua constituição.

Alguns tipos de bombas elétricas possuem saquinhos próprios sem bisfenol para armazenamento, que se conectam diretamente na bomba.

Como proceder após a coleta do leite materno?

  • Anotar data e hora da realização da coleta no frasco. Se o frasco não estava cheio, pode completar com leite obtido de ordenhas subsequentes, desde que respeitada a data e hora da primeira coleta como regra de segurança.
  • Guarde o frasco na vertical com a tampa fechada imediatamente após coleta no freezer ou congelador.
  • Se o recipiente for congelado, complete o volume de leite até faltarem 2 dedos para encher o frasco. Isso evita que a dilatação do líquido após congelamento quebre o vidro ou  plástico.

Por quanto tempo posso armazenar o leite?

  • Leite humano ordenhado congelado pode ser estocado por um período máximo de 15 dias (a partir da data da coleta), se for mantido em temperatura máxima de -3°C. Não é confiável congelar em congelador que não tem porta separada, por haver muita variação de temperatura.
  • Leite humano ordenhado e refrigerado na geladeira, pode ser estocado por um período de até 12 horas, se guardado em temperatura máxima de 5°C.

Como descongelar o leite?

  • Para descongelar o leite, coloque o recipiente em banho-maria (com água potável) aquecendo um pouco, sem deixar ferver. Ao desligar o fogo, a temperatura da água deve estar em torno dos 40°C. Se não tiver termômetro é possível tocar a água sem se queimar. O frasco deve então permanecer na água aquecida até descongelar completamente o leite. Pode-se também realizar parte do degelo em geladeira, ao longo de 12 horas.
  • Se sobrar leite após consumo do bebê, desprezar o restante.
  • Leite materno não pode ser recongelado.
  • Caso precise transportar o frasco, utilize bolsas térmicas com gelo.

Como oferecer o leite materno estocado ao bebê?

A oferta do leite materno deve ser idealmente via copinho, afim de evitar a confusão de bicos. Segue vídeo disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria explicativo sobre a técnica adequada:

https://www.youtube.com/watch?v=cjSfjr1tvrc

Existem copinhos de amamentação disponíveis para aquisição.

Na impossibilidade de oferta pelo copinho, utilizar mamadeira.

Tenho muito leite e gostaria de doar. Como fazer?

Clique no link abaixo para saber qual é o banco de leite humano mais próximo da sua casa e entre em contato para informações detalhadas. Em Belo Horizonte, serviços como o da Maternidade Odete Valadares buscam inclusive o leite da doadora no domicílio.

https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe