sono

Entenda a importância do sono no desenvolvimento da criança

Já percebeu que, quando não temos uma boa noite de sono, torna-se mais difícil nos concentrarmos, mesmo em tarefas banais? Dormir bem é essencial para uma vida saudável. Essa máxima apresenta-se ainda mais verdadeira para os bebês. Criar uma boa rotina de descanso é importante, uma vez que problemas, como o déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem, estão ligados aos maus hábitos na hora de dormir.

A importância do sono para os bebês

É durante o primeiro ano de vida que a criança passará por fases de desenvolvimento diversas, como o físico e o cognitivo. Ao dormir, o corpo do bebê libera o hormônio responsável pelo crescimento. É também neste momento que o cérebro do bebê trabalhará para memorizar as ocorrências do dia.

Para que a criança cresça de forma saudável, é indispensável qualidade ao dormir. Cada bebê tem um padrão diferente de sono. Há crianças que adormecem facilmente, enquanto outras apresentam dificuldade para adormecer. Cabe aos pais perceber o perfil do filho para entender a melhor forma de ajustá-lo. A ação dos pais será essencial para auxiliar na criação dessa rotina.

Como criar a rotina de sono nos bebês

O ciclo de sono de um bebê dura cerca de 4 horas e deve ser respeitado. É provável que a criança passe os primeiros meses de vida principalmente dormindo, mas, cabe aos pais controlar o tempo que o filho deve dormir. Isso ajuda a iniciar uma rotina de sono para as crianças.

Os pequenos se ajustarão ao ritmo interno de descanso do corpo. Embora esse possa ser respeitado durante os primeiros meses de vida, conforme a criança amadurece, os pais podem começar a acordá-la após determinado período dormido, de modo a criar uma distinção entre o dia e a noite.

A criação de padrões de alimentação e a presença de uma rotina familiar também podem ser interessantes para que o bebê consiga ajustar o padrões de descanso àqueles dos demais familiares.

Por isso, busque fazer com que seu filho acorde, seja alimentado e durma nos mesmos horários todos os dias, utilizando-se de recursos, como abrir as cortinas durante o dia, para deixar a luz do sol entrar e auxiliar na criação da distinção entre dia e noite.

Como fazer o bebê dormir quando ele não quer

A hora de dormir nem sempre é fácil, já que muitas vezes o bebê pode não estar sonolento. Nesse caso, é importante criar estratégias que visem acalmá-lo. Tais ações irão contribuir para a criação de um ambiente relaxante. Uma das opções pode ser deitar-se na cama com a criança, até que ela adormeça.

Músicas suaves e histórias de dormir também podem ser de grande auxílio, para fazer com que o sono apareça. Desligue os demais aparelhos eletrônicos, para que eles não façam barulhos que possam prejudicar a sonolência do bebê.

O padrão de adormecimento também deve ser seguido durante os finais de semana, pois isso é essencial para que o corpo do bebê de fato assimile a rotina de sono que está sendo criada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe