sono

Sono: entenda a importância no desenvolvimento da criança

Já percebeu que, quando não temos uma boa noite de sono, torna-se mais difícil nos concentrarmos, mesmo em tarefas banais? Dormir bem é essencial para uma vida saudável. Essa máxima apresenta-se ainda mais verdadeira para as crianças que estão em contínuo desenvolvimento. 

Qual a importância do sono na vida da criança

Nosso corpo precisa de descanso. Simples assim. E precisa de descanso quando está escuro.

Vários processos metabólicos, sobretudo os atrelados aos hormônios são regidos pelo que chamamos de ciclo circadiano. Dia e noite são essenciais para ativar diversos gatilhos no nosso corpo.

Quando uma pessoa viaja para outro país em que o fuso é diferente, é notório o sofrimento para adaptação. Somos regulados para funcionar como um relógio.

Mas o que acontece quando esse relógio do sono não funciona adequadamente?

Acredito que o maior erro das famílias não seja a redução do número de horas globais de sono das crianças, mas sim o horário do sono. É muito comum ver crianças que dormem às 23:00 e acordam tarde na parte da manhã, indo para a escola à tarde. O número de horas dormidas está correto, na maior parte das vezes, mas os horários desregulam diversos processos hormonais, atrapalhando um adequado desenvolvimento da criança.

A simples mudança nos horários de sono pode gerar irritação, ansiedade e agitação pela alteração na liberação de cortisol. Distúrbios do sistema neuroendócrino podem gerar redução da imunidade e predisposição a obesidade. Como o pico da liberação do hormônio de crescimento é noturno, e associado a fases específica do sono, pode resultar e redução no potencial de crescimento das crianças.

Naturalmente, além dos estudos mostrarem todas as alterações acima, não dormir bem também gera dificuldades na aprendizagem tanto intelectual quanto motora.

É um verdadeiro equívoco achar que crianças podem ter uma rotina igual a de um adulto. Dormir 22 ou 23 horas, independente do horário que acorda, pode gerar impactos no aprendizado, no crescimento, na imunidade, no comportamento e até mesmo no peso corporal.

Vou deixar abaixo dois links de temas do blog sobre número de horas adequado para sono infantil e dicas para melhoria das rotinas antes de dormir.

http://draleticiarubim.com.br/tempo-sono-crianca/

http://draleticiarubim.com.br/fazer-a-crianca-dormir/

Sono é um assunto muito sério. Se sua família está tendo problemas, procure ajuda profissional.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe