criança

Quanto tempo a criança precisa dormir?

Cada criança é diferente. Portanto, cada uma delas tem necessidades diversas, que podem depender da sua personalidade e funcionamento do organismo. No entanto, há recomendações que podem ser seguidas pelos pais, a fim de se determinar quanto tempo o filho precisa dormir por dia.

O sono é essencial para o correto desenvolvimento físico e cognitivo do bebê. Aqueles que dormem menos do que o recomendado, ou sofrem de distúrbios relacionados ao sono, podem vir a apresentar problemas de saúde.

Por que o sono é importante para a criança?

Cerca de 90% dos hormônios relacionados ao crescimento são liberados quando a criança dorme. Durante o primeiro ano de vida, o bebê está em fase de desenvolvimento constante.

Enquanto ele adormece, seu cérebro trabalha para memorizar as ocorrências do dia, atividade essencial para o progresso cerebral. Os hábitos saudáveis de sono devem ser construídos desde o início da vida das crianças.

Quanto tempo de sono é recomendado?

O tempo necessário de sono de cada um dependerá da faixa etária e da regularidade com que o indivíduo pratica atividades físicas. Recém-nascidos, entre uma e quatro semanas de vida, devem dormir cerca de 15 a 16 horas diárias. Embora isso pareça muito tempo, é comum que recém-nascidos passem a maior parte do tempo dormindo, em intervalos de 2 a 4 horas. Isso ocorre porque o organismo do bebê ainda está se desenvolvendo e estabelecendo padrões.

Crianças entre um e quatro meses de vida dormem, em média, entre 14 e 15 horas por dia. Um dos fatores que explicam esse início de alteração nos padrões de sono é a adaptação ao mundo exterior.

Entre os 4 e 12 meses, o comum é que os pequenos durmam cerca de 12 horas por dia. Esse período inclui tanto o sono noturno, quanto as sonecas durante o período da tarde.

Ao atingir 1 e 2 anos, o sono é de 11 a 14 horas por dia. Esse período cai para 10 a 13 horas de sono dos 3 aos 5 anos. As horas dormidas caem ainda mais, entre 9 a 12 horas, quando se tem entre 6 e 12 anos.

A importância das sonecas

A influência do dia e da noite no sono do bebê começa a ser exercida gradualmente, conforme ele se adapta ao mundo exterior. No início da vida, o recém-nascido costuma ser despertado apenas pela fome ou por algum desconforto no corpo. Por isso, as sonecas são também uma forma de regular os hábitos do bebê.

Os pais podem criar a rotina de sono fazendo com que a criança durma no mesmo horário todos os dias. Estabelecer uma rotina na hora de deitar também é um auxílio para a criação dos hábitos do sono. Para ajudar seu filho a dormir mais facilmente, use artifício, como música suave e contar histórias. Evite atividades que possam servir de estímulo próximo ao horário de ir para a cama.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

O que deseja encontrar?

Compartilhe