Os estímulos para o desenvolvimento motor do bebê são fundamentais para acelerar as habilidades e promover a saúde da criança. É uma forma para ajudar os pequenos a criarem resistência motora e maior independência nos movimentos, fator importante no primeiro ano de vida.
Nesse sentido, por meio de atitudes simples adotadas no dia a dia é possível estimular o bebê a se movimentar e exercitar os músculos, respeitando os limites da criança – os estímulos devem ser realizados de acordo com a idade e evoluindo gradativamente ao longo dos meses.
Se você deseja saber como colaborar com o desenvolvimento do seu bebê com atitudes simples, este post vai ajudar! Continue a leitura e veja 5 ótimas maneiras para incentivar o desenvolvimento das habilidades motoras da criança para promover um crescimento firme e saudável
5 formas para auxiliar o seu bebê a desenvolver habilidades motoras
O desenvolvimento das habilidades motoras é um dos primeiros objetivos de todo bebê, que descobre movimentos e cria resistência para se sustentar, até dar os primeiros passos. Uma fase de aprendizados importantes, que podem ser melhorados por meio de práticas simples.
Saiba como estimular o desenvolvimento motor do bebê!
1. Coloque objetos coloridos próximo ao berço
Suspender objetos coloridos no berço é uma boa prática para estimular os movimentos e a visão do bebê, principalmente quando os objetos giram. Assim, a criança realiza pequenos exercícios e movimentos que contribuem para as habilidades motoras.
2. Use o assento bebê
O assento bebê também é importante para o desenvolvimento motor, principalmente em bebês de 1 a 4 meses. Ele permite que a criança permaneça sentada e com o pescoço apoiado, assim, podem observar objetos e movimentos distantes, criando resistência motora.
3. Coloque de barriga para baixo
A partir do sexto mês de vida, os bebês começam a fortalecer o corpo e criam resistência no sistema motor grosso, ou seja, nos principais músculos. Por isso, é importante deixar o bebê de barriga para baixo em uma superfície firme e segura, assim, ele vai se movimentar e tentar se sentar sozinho.
4. Deixe-o mais no chão
Embora o colo seja aconchegante, deixar o bebê no chão é importantíssimo para estimular as habilidades motoras, principalmente em crianças a partir de 6 meses. Dessa forma, eles podem se movimentar e criar independência para os movimentos, além de perder a insegurança.
5. Providencie um cercado
A partir dos 9 meses, os bebês já começam a ficar em pé e dar os primeiros passos, e nesse momento, é importante estimular o desenvolvimento. Para tanto, providencie um cercado para estimular o bebê a se levantar sozinho, além de ter um espaço para que ele se movimente e engatinhe, favorecendo as habilidades motoras.
Os estímulos nos primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento saudável da criança e contribui não apenas para o desenvolvimento motor, mas para a saúde em geral. Por isso, inserir hábitos para auxiliar nas questões motoras é primordial.
Portanto, se você deseja que o se bebê cresça saudável,
auxiliar no desenvolvimento motor é imprescindível e faz toda a diferença para as crianças. Não deixe também de manter
consultas pediátricas frequentemente para ter outras orientações seguras para estimular todos os sentidos do seu bebê.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
pediatra em Nova Lima!