A constipação intestinal é uma queixa comum entre as crianças e causa desconfortos que exigem atenção, para evitar comprometer a qualidade de vida. Trata-se de um problema que tem diversas causas e é fundamental ter o acompanhamento médico ao surgirem os primeiros sinais.
Nesse contexto, a dificuldade de evacuar provoca sintomas que afetam todo o organismo e a rotina das crianças e adultos – uma condição que deve ser tratada da maneira adequada para garantir que o intestino trabalhe normalmente e assim, evite dores e outros sintomas.
A melhor forma para evitar complicações da constipação intestinal é procurando orientações médicas nos sintomas iniciais. Pensando nisso, confira neste post quais os 5 sinais mais comuns em quadros de constipação intestinal e entenda o melhor momento de procurar ajuda profissional!
5 sinais mais comuns da constipação intestinal
A constipação intestinal, popularmente chamada de prisão de ventre, é uma condição funcional que afeta também as crianças. O problema causa dores e dificulta a rotina, por isso, notar os sintomas iniciais é fundamental para ter um diagnóstico precoce e facilitar os tratamentos.
Veja os principais sinais da constipação intestinal!
1. Dor abdominal
A dor abdominal é um dos primeiros sinais da constipação intestinal, causada pelo esforço do intestino para funcionar. Durante esse sintoma, a criança pode perder o interesse nas atividades cotidianas e ficar mais retraída.
2. Longos períodos sem ir ao banheiro
Para ser considerado um quadro de constipação intestinal, é preciso a ocorrência de até duas evacuações por semana. Se a criança vai reduzindo a quantidade de vezes que vai ao banheiro em uma semana, é um sinal para ficar em alerta, pois pode ser uma constipação.
3. Dor ao evacuar
Outro sinal que pode indicar a constipação intestinal é a dor ao evacuar, devido a espessura ou fezes endurecidas. Por causa da dor, as crianças criam resistência para ir ao banheiro, o que pode complicar ainda mais a situação.
4. Fezes endurecidas
Quando a constipação intestinal acontece, as fezes da criança ficam endurecidas e com pouco volume, causando dores e desconfortos para evacuar. Também é um sinal aparenta para analisar, e se acontecer com frequência é fundamental levar a criança para uma consulta pediátrica.
5. Sangramento
A presença de pequenos sangramentos durante a evacuação também é um sinal da constipação intestinal. Esse sintoma é mais frequente em casos crônicos, por isso, é essencial monitorar e procurar um pediatra para um diagnóstico preciso e indicação de tratamentos.
É essencial ter uma avaliação médica e tratamento
Para preservar o bem-estar e a qualidade de vida da criança, quando os sinais começarem a se manifestar é imprescindível procurar um pediatra. É a melhor forma para ter orientações confiáveis para eliminar os sintomas e preservar a saúde das crianças.
Normalmente, os tratamentos para a constipação intestinal são prescritos de acordo com a idade, situação do quadro, histórico e alimentação da criança. Podem ser adotados mudanças na alimentação, comportamento, uso de medicamentos e aumento da hidratação.
Como você percebeu, a
constipação intestinal é uma condição capaz de comprometer a rotina das crianças e se não for devidamente tratada, pode evoluir para quadros graves. Portanto, quando perceber que os sinais estão se manifestando, procure um pediatra imediatamente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
pediatra em Nova Lima!