Uma boa introdução alimentar é fundamental para que, no futuro, o bebê desenvolva uma alimentação equilibrada e saudável.
Aqui estão algumas dicas sobre o que você precisa saber antes dos primeiros alimentos.
Quando iniciar a introdução complementar
A alimentação suplementar é habitualmente iniciada em torno de 6 meses. Essa regra não é válida para os bebês prematuros.
Em torno dessa idade, a maioria dos bebês já têm condições de ficar assentados e têm um adequado posicionamento de língua permitindo a mastigação de sólidos
Método tradicional x método BLW: qual é melhor?
Nem um, nem outro. Os estudos recentes mostram que o melhor é a mistura dos dois. Enquanto o BLW permite que a criança tenha mais autonomia e explore de todas as maneiras o alimento, a alimentação tradicional (papinha), está associada a melhor aceitação de vegetais folhosos, quantidades adequadas de proteínas e também de legumes. Crianças que fazem apenas BLW tendem a ingerir quantidades maiores do que as desejáveis de carboidratos.
Dito isso, misture os métodos. Vai ser uma experiência mais completa para o seu bebê.
Lembre-se que também que existem regras de segurança para o BLW. Não é simplesmente sair dando pedaços para a criança. Farei um post somente sobre esse tema.
O que oferecer?
A alimentação suplementar deve ser completa, com os 5 grupos alimentares: carboidratos, legumes e verduras, vegetais folhosos, leguminosas (grupo do feijão) e proteínas. Nada de sopinha rala, batida ou com poucos nutrientes. Além disso, o bebê deve receber duas porções de frutas por dia. A forma de oferecer , como começar, qual a sequência e quais as quantidades a ser oferecidas devem ser orientadas pelo seu pediatra ou nutricionista.
Onde oferecer?
No início, oferecer no colo pode ser uma transição mais suave para o bebê acostumado somente ao leite no colo da mãe. À medida que a aceitação alimentar for progredindo, mude para o cadeirão e tente sempre comer junto da criança.
Qual talher usar?
Quando a opção alimentar é a alimentação tradicional e não o BLW, dê preferência para as colheres de bebê feitas de silicone.
Preciso de dar água?
Sim. Começando a introdução alimentar, inicie a água. Como os bebês não tomam grandes quantidades por vez, ofereça várias vezes ao dia para atingir um volume satisfatório. Use preferencialmente copinhos de treinamento com bico de silicone.
A introdução alimentar está lenta. O que fazer?
As famílias ficam muito ansiosas para o bebê comer quantidades grandes. Não se preocupe com quantidade, se preocupe com a experiência. No início, a criança está aprendendo novas texturas, cheiros e sabores. Fazer desse processo de exploração um momento agradável é a principal tarefa dos pais. O tempo se encarrega de fazer o volume de aceitação aumentar. Para não prejudicar o ganho de peso, o leite deve ser oferecido após as refeições até que o volume alimentar seja satisfatório (esclareça quantidades com o seu pediatra ou nutricionista).
Não tenha pressa de iniciar os sólidos. Comida de bebê até os 6 meses é o leite, preferencialmente o materno.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra em Nova Lima!