A escala de Apgar é usada para dar aquela nota que muitas mães têm a curiosidade de saber após o nascimento do bebê. Mas afinal, o que ela significa?
Quem criou a escala, curiosamente, não foi um pediatra, e sim uma anestesiologista, Dra Virgínia Apgar. Ela que inicialmente teve uma formação como cirurgiã, acabou enveredando pela anestesia e contribuiu enormemente para a neonatologia.
Quando foi criada por Virgínia, a idéia da escala era definir quais bebês precisariam de reanimação neonatal com 1 minuto de vida. Através de vários estudos colaborativos, inclusive com análises laboratoriais, concluíram que bebês que foram submetidos a má oxigenação sanguínea tinham baixa nota na escala de Apgar.
Através de um enorme estudo denominado Collaborative Perinatal Project, que contou com 12 instituições nos Estados Unidos, avaliou 17.221 bebês e teve início em 1959, a escala de Apgar passou a ter novos significados.
Com esse estudo, e seus desdobramentos, verificou-se que a nota de Apgar baixa no quinto minuto de vida era preditora de sobrevivência neonatal e desenvolvimento neurológico do bebê. Desde então, a escala de Apgar é aplicada após o nascimento para todos os bebês no primeiro e no quinto minuto de vida.
Nós, pediatras, usamos essa avaliação para definir risco. Aquele bebê que manteve baixa nota de Apgar no quinto minuto, tem maior risco de sequelas neurológicas e óbito no período neonatal.
A escala de Apgar avalia 5 informações do bebê. A nota máxima para cada uma delas é 2, somando então 10 quando o bebê não perde nenhum ponto. O bebê pode ganhar 0, 1 ou 2 em cada fator avaliado.
Escala de Apgar
A irritabilidade reflexa nem sempre é avaliada de forma objetiva, uma vez que nem sempre é necessário aspirar o bebê. Dessa forma, considera-se que o bebê que chora e está vigoroso ganha nota máxima nesse item.
Em bebês que nascem vigorosos, é extremamente comum a coloração azulada da pele, que denominamos cianose. Pais e mães ficam muito preocupados quando o bebê nasce roxinho. Mas isso é a regra, e a grande maioria dos bebês perde dois pontos no primeiro minuto por ainda não estarem rosados.
A escala de Apgar é uma avaliação conjunta. A totalidade da nota que vai importar, e não um fator isoladamente.
O objetivo de uma assistência pediátrica bem feita é reduzir ao máximo as consequências da baixa oxigenação que possa ter ocorrido antes do nascimento. Por esse motivo, em cada sala de parto, o pediatra deve estar presente para, caso o bebê precise de auxílio, receba ajuda instantânea, e com 5 minutos de vida esteja, na maioria esmagadora dos casos, recuperado. O recém nascido é extremamente sensível à baixa oxigenação, e cada segundo após o nascimento é precioso no sentido de prevenir sequelas.
Um grande abraço e até o próximo tema