Toned portrait of cute newborn baby crawling on bed at sunny day

Vitamina D e banho de sol: dar ou não para os bebês?

Banho de sol é um cuidado consagrado para bebês e já faz parte da rotina desde os primeiros dias de vida. O objetivo do banho de sol nos pequenos é a produção de vitamina D.

Nos últimos anos, muito se tem estudado sobre o metabolismo e produção da vitamina D no corpo, e o banho de sol começou a ser questionado.

A recomendação clássica de banho de sol é aquela que é dada antes das 10 horas da manhã e depois das 16:00. Uma vez que o uso de filtros solares não é indicado para bebês menores de 6 meses, esse horário era considerado ideal pelo fato de os raios solares não serem tão intensos.

Acontece que os estudos mostram que para produção de vitamina D, os raios de sol devem ser perpendiculares à pele, e essa característica ocorre somente nos horários de sol a pino próximos ao 12:00.

Nos horários atualmente recomendados, o raio de sol é oblíquo, não sendo por esse motivo eficaz para a produção da vitamina D. Por esse motivo, as recomendações mudaram recentemente.

Então ficam os seguintes questionamentos:

Mas afinal, para que serve a vitamina D?

A vitamina D tem inúmeras funções, mas a mais importante de todas é a regulação do metabolismo ósseo para que seu bebê cresça com ossos fortes e saudáveis.

Posso dar o banho de sol em torno de meio dia?

Até o presente momento, não existem estudos científicos que atestem sobre a segurança de submeter os bebês a banho de sol em horários de sol a pino. Como não há proteção com filtro solar, há o risco de câncer de pele que não deve ser desconsiderado.

E o banho de sol tradicional, continuo dando?

Não é que ele esteja proibido, mas não será eficaz para produção de vitamina D. O que sugiro é que quando for passear com o bebê, prefira esses horários de antes das 10 da manhã e depois das 16:00. A exposição solar nessas situações não trará malefícios para o bebê, desde que não seja prolongada – evitar exposição solar por tempo superior a 20 minutos. Ao pensar em um passeio, procure sempre opções que tenham abrigo sombreado.

Mas e a vitamina D, como meu bebê irá produzir sem o sol?

A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que, a partir da primeira semana de vida, todos os bebês nascidos a termo recebam suplementação de vitamina D. Verifique com seu pediatra dosagem e administração.

Eu amamento meu bebê exclusivamente no seio. Mesmo assim ele precisa de suplementar vitamina D?

Sim. Tanto para os bebês em aleitamento exclusivo, quanto para os bebês em aleitamento misto ou em uso exclusivo de fórmula, existe a necessidade de suplementação da vitamina D.

Até quando meu bebê deve receber vitamina D?

Também conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, a suplementação de vitamina D deve ser mantida até o segundo ano de vida completo. A partir de 12 meses, a dosagem de vitamina D aumenta. Não esqueça de se informar com o seu pediatra e ajustar a dose.

Meu filho é prematuro. Existe alguma diferença?

Os prematuros também recebem a vitamina D, porém em associação com outras vitaminas que eles também necessitam, na forma de polivitamínicos. Após 12 meses, do ponto de vista de suplementação, prematuros são tratados como os bebês a termo.

Espero ter ajudado com as dicas!

Um grande abraço e até o próximo tema!!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp