Acompanhar a curva de crescimento do bebê é importante para avaliar o correto desenvolvimento dele. Esse parâmetro deve ser monitorado, para auxiliar na detecção precoce de uma série de problemas de saúde e consequente prevenção de distúrbios.
Curva de crescimento: conceito
É um padrão internacional desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é acompanhar tanto o crescimento quanto o estado nutricional das crianças ao redor do mundo.
As curvas avaliam a idade da criança em relação aos parâmetros peso, altura, perímetro cefálico e índice de massa corpórea ( IMC). Ao criar um padrão utilizado no mundo inteiro, a OMS buscou a padronização das avaliações.
As curvas apresentam distinção entre meninos e meninas, uma vez que os padrões de crescimento de cada gênero são diversos. Entre os anos de 1997 e 2003, a Organização Mundial de Saúde pesquisou 8.500 crianças, com idades entre 0 e 5 anos, em diferentes continentes. A intenção do estudo era criar uma média que pudesse comparar as medidas em comum entre as crianças, de modo a ser utilizado um padrão internacional.
Como acompanhar a curva de crescimento?
Os pediatras são orientados pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria a usarem as curvas estabelecidas pela OMS. O especialista deve realizar o acompanhamento do crescimento de bebês e crianças para avaliar o seu desenvolvimento.
O governo brasileiro dispõe de uma caderneta de saúde da criança, entregue ainda nas maternidades, na qual é possível acompanhar os gráficos para meninos e meninas. Nesse mesmo documento encontra-se o cartão de vacinas. É imprescindível levar a caderneta em todas as avaliações pediátricas para um correto preenchimento e acompanhamento do crescimento da criança.
Links para versões em pdf disponibilizados pelo Ministério da Saúde:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_crianca_menina_11ed.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_crianca_menino_11ed.pdf
Sinais de alerta
As curvas servem apenas como parâmetros de comparação. A análise dos dados é sempre individualizada e realizada através do acompanhamento seriado com o pediatra.
É por esse motivo que as crianças devem ir regularmente no pediatra. A avaliação do crescimento e desenvolvimento é uma forma indireta de avaliar a saúde global da criança. Crescimento e ganho de peso anômalos, assim como crescimento anormal de perímetro cefálico devem sempre ser investigados e acompanhados de perto.
Informe-se com o pediatra do seu filho acerca da curva de crescimento e dos padrões de ganho, tanto de altura quanto de peso e perímetro cefálico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!