Quando se trata de criança dormir, uma das preocupações mais frequentes dos pais é como fazê-la dormir todas as noites.
A maioria dos pais já precisou lidar com a dificuldade de colocar a criança na cama em algum momento. Para muitos, a hora de dormir ainda é um apuro recorrente.
Como fazer a criança dormir e, mais importante, como conseguir que ela durma regularmente à noite?
Este post trata de como criar hábitos, os erros mais comuns e oferece algumas sugestões para fazer a criança dormir.
Estabeleça hábitos para fazer a criança dormir
Muitas crianças têm dificuldade para entender que é hora de dormir.
A falta de rotina e alguns hábitos podem influenciar a criança, impedindo-a que vá para a cama no horário adequado.
A seguir, algumas dicas de práticas para esse momento.
Faça da hora de dormir uma rotina
Crie uma rotina igual todos os dias. Explique qual a sequência para a criança. Se ela já conversa bem, sente com ela e programem juntos a rotina do sono. Previsibilidade e rotina são pontos chave para o sucesso do sono.
Limite os aparelhos eletrônicos
Não permita que seu filho use o computador, telefone celular ou assista à TV, pelo menos nas duas horas que precedem o sono. Higiene do sono é essencial para um sono tranquilo.
Verifique se seu filho está confortável
Roupas e cobertores não devem restringir o movimento e a temperatura do quarto não deve ser muito quente nem muito fria.
Evite atividades estimulantes
É muito comum atividades estimulantes no final do dia, sobretudo para pais que passam o dia fora de casa e querem brincar com o filho quando chegam do trabalho. Esqueça brincadeiras que envolvam corrida, pulos ou mesmo leituras com conteúdo muito excitante para a criança. Final do dia pede atividades relaxantes, como banho e leitura tranquila.
Erros cometidos ao fazer a criança dormir
1. Comida
Evite associar comida e sono. Essa dica é particularmente válida para leite. Procure inserir a alimentação antes de iniciar o ritual de sono.
2. Criança não é adulto
Criança tende a querer dormir na hora que os pais dormem e casa se silencia. Deixe claro que o horário da criança acabou e agora é hora dos pais.
3. Hábitos associados a uma pessoa
Algumas crianças só dormem se, por exemplo, seguram no cabelo ou nos dedos da mãe. Esse tipo de hábito gera dois problemas: somente aquela pessoa consegue colocar a criança para dormir e naturalmente a criança não consegue dormir sozinha.
Algumas dicas que podem ajudar
- Um banho morno antes do sono noturno ajudará seu filho a relaxar e se preparar para dormir. Use luzes mais baixas nesse momento.
- Luzes do quarto apagadas ou com luz indireta muito fraquinha.
- Quando estiverem na cama, incentive seu filho a ler em voz baixa, ouvir música relaxante ou ler uma história (tranquila) junto com você. Especifique quantas histórias serão lidas para não tornar o processo muito longo.
- Não use tecnologias nas duas horas que precedem o sono.
- Se o seu filho, apesar de todas essas medidas, continua tendo dificuldades para dormir, procure um profissional especialista em sono para te ajudar. Uma noite de sono bem dormida é imprescindível para aprendizado escolar adequado, bom comportamento e desenvolvimento da criança.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra em Nova Lima!