O óleo de coco é o nome da vez. Associado a emagrecimento, prescrito para fazer receitas saudáveis. Mas será que é isso mesmo? Ele é seguro? Posso usar para crianças?
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira de para o estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica ( ABESO), emitiram uma nota oficial conjunta sobre o tema que evidenciou os seguintes fatores em relação ao óleo de coco:
1- Não há evidência científica de que o óleo de coco tenha o potencial de emagrecer
2- Até o momento, não se tem conhecimento sobre quaisquer mecanismos que levariam o óleo de coco ao emagrecimento
3- O óleo de coco possui uma elevada concentração de ácidos graxos saturados, levando a riscos cardiovasculares para os seus usuários, por seu potencial inflamatório.
4- Óleo de coco não deve ser utilizado como óleo de cozinha
5- Para cozinhar, sempre preferir óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas, o que reduz risco cardiovascular, quando utilizados com moderação. São eles, os óleos de soja, oliva, canola e linhaça.
Ou seja, nem criança, nem adulto. O óleo de coco não deve ser utilizado por ninguém.
Muito cuidado e atenção com modismos dietéticos que não possuem quaisquer comprovações científicas e estudos sobre segurança. Isso é particularmente importante no que tange as crianças. Querendo oferecer alimentação saudável para os filhos, as mãe acabam caindo em equívocos, por falta de informação correta.
Na dúvida, sempre pergunte ao seu pediatra ou a um nutricionista.
Para quem quiser acessar a nota oficial conjunta da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira de para o estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica ( ABESO), que repudiam o uso do óleo de coco, segue o link!
https://www.endocrino.org.br/polemica-do-oleo-de-coco/
Um abraço e até o próximo tema!!!