Pediatric doctor examine baby. Top view

Pediatra: quando levar meu filho e o que ele faz?

Dia 27 de julho é dia do pediatra. Aproveitando a data, escrevo um pouquinho sobre minha profissão e quais são os cuidados que nós temos com as crianças. 

Sinta-se à vontade para conhecer minha clínica pediátrica.

Tudo começa com a consulta pré-natal pediátrica. Quando você estiver grávida, procure agendar uma consulta após 30 semanas de idade gestacional com o pediatra da sua escolha. Trabalhando em maternidade, percebo que grande parte das mães não se preocupa em escolher o pediatra do seu filho até que ele tenha nascido. Depois do nascimento, você não terá tempo e cabeça para escolher com calma essa figura tão imprescindível na vida do seu bebê.

A consulta pré natal pediátrica tem dois propósitos. O primeiro deles é receber preciosas informações no que diz respeito aos cuidados com o seu filho. Seu obstetra cuida do seu feto e do seu parto, não do seu bebê após o nascimento. A consulta traz muita tranquilidade e previsibilidade para o que está por vir. O segundo motivo é conhecer o pediatra. O pediatra que sua amiga ama, não necessariamente servirá para você. Aquele profissional que você julga se parecer com o seu perfil, às vezes não atende às suas expectativas. É como escolher um namorado baseado em um relato de terceiros ou por uma foto. Nessa consulta, pergunte sobre disponibilidade, uso de celular e quaisquer outras dúvidas que você julgar pertinentes. Alguns profissionais podem inclusive fazer a sala de parto do seu bebê, caso você queira um cuidado mais exclusivo.

Quando chegar o grande dia, o pediatra entra em ação de novo. É ele que vai cuidar do seu bebê quando ele nascer. pediatra em sala de parto é, acima de tudo, uma segurança para você e seu bebê. Para o bebê que nasceu chorando e vigoroso, pouco precisamos fazer. No entanto, alguns bebês, seja por características especiais como prematuridade, ou pelo fato de não nascerem vigorosos, precisam de suporte pediátrico rápido, para garantir que ele venha a evoluir da melhor forma possível. Só para você ter ideia, com no máximo 1 minuto de vida, o bebê já deve receber ventilação adequada. E para o bebê, cada minuto faz diferença. Caso você não tenha o pediatra particular para assistir o parto,  um pediatra da equipe do hospital fará esse primeiro atendimento. Se ainda não tem um pediatra, não deixe para a última hora!

Na maternidade, seu pediatra, ou o pediatra da equipe, farão visitas ( habitualmente 1 por dia), enquanto seu bebê estiver internado. Nessas visitas, o bebê será examinado, e será submetido a todos os testes necessários. Na visita pediátrica, também serão esclarecidas dúvidas quanto ao aleitamento, e outras dúvidas que vocês demandarem. Lembre-se que, a partir do momento que o bebê nasce, vocês passam a ser entidades distintas, ou seja, quem dá alta no seu bebê é o pediatra. Parece lógico, mas é muito comum chegar para visitar o bebê, e a mãe falar que já está de alta, com as malas prontas. O pediatra só pode decidir sobre a alta do bebê após examiná-lo. A mãe estar em condições de alta não implica que o bebê também esteja. No momento da alta hospitalar, preste bastante atenção nas orientações, que serão um guia para as próximas condutas com o seu bebê.

A primeira visita ao pediatra  (isso se estiver tudo bem) deve ser realizada no quinto dia de vida. Algumas maternidades oferecem esse serviço, e, se esse não for o caso da sua, é mandatória a avaliação em consultório do seu pediatra. Nessa consulta serão avaliados o peso do bebê (já que sempre há uma perda inicial), se houve aparecimento de icterícia (o pico de incidência é justamente no quinto dia) e também verificação do aleitamento e esclarecimento de dúvidas. A partir daí, serão definidos os retornos mensais para consulta, que, no primeiro ano, recebem o nome de puericultura.

O primeiro ano de vida da criança é uma mudança constante. O ritmo de crescimento, ganho de peso e desenvolvimento são tão intensos, que intervalos maiores do que 1 mês podem deixar passar diagnósticos preciosos.

Nessas consultas, são orientados os estímulos para que o seu bebê se desenvolva da melhor forma. É realizado o exame físico completo. São esclarecidas as dúvidas. Orientadas as vacinas. Corrigidos os erros. orientados os estímulos. É muito bom quando o pai e a mãe podem comparecer às visitas, que acrescentam muito no cuidado do bebê.

Após 1 ano, as consultas de rotina passam a ser trimestrais, e do segundo ano em diante semestrais. Isso acontece porque as mudanças se processam de forma mais lenta, a criança já é mais resistente, os pais mais experientes. Não há mais necessidade de visitas tão próximas. Observo que os pais costumam achar que esse acompanhamento após 2 anos é menos importante por ter maior intervalo, e acabam não levando seus filhos para avaliação.

Muitos acabam só levando as crianças para avaliação nos pronto atendimentos quando estão doentes. A pediatria tem como objetivo, acima de tudo, a prevenção e diagnóstico precoce de doenças, o que só é possível com acompanhamento regular. A consulta de rotina mesmo quando seu filho está aparentemente saudável é de suma importância para verificar se o crescimento e o desenvolvimento estão adequados. Se as vacinas estão em dia. Se a alimentação está correta, dentre tantos outros aspectos avaliados.

Em todas as consultas, o pediatra deve pesar e medir a criança. A medição da cabeça até os 2 anos também é necessária. Aferição da pressão arterial também deve ser realizada de forma rotineira. Exame físico detalhado de todo o corpo também é imprescindível.

Outro detalhe que não pode faltar nas consultas, é o preenchimento dos gráficos de crescimento presentes na caderneta da criança. É esse acompanhamento seriado que permite avaliar se está tudo bem com o crescimento dos pequenos.

O pediatra é o profissional mais próximo da família. Sabe tudo do seu filho, te auxilia nas horas de aflição quando o seu filho está doente. Esclarece todas as inúmeras dúvidas que invariavelmente aparecem à medida que o seu filho vai crescendo.

Encontre um pediatra que confie e leve sempre nas consultas de rotina, e não só quando o seu filho estiver doente.

Aproveito a data para agradecer o carinho de todos que me acompanham. Já somos quase 1500 seguidores em menos de 5 meses da criação da página!!!

Para quem quiser conhecer mais sobre o meu trabalho, ou saber mais sobre o consultório, basta acessar no link! ⇒ www.draleticiarubim.com.br

 

Um grande abraço!!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp