O pré-natal é o mais importante acompanhamento médico que a gestante deve fazer. Ele garante a saúde da mãe e do bebê durante todos os meses de gestação, além da preparação para o momento do parto.
Os exames médicos realizados no pré-natal são essenciais e, em hipótese alguma, devem ser negligenciados.
É por meio deles que o médico poderá fazer um acompanhamento detalhado, para identificar e tratar doenças tanto na mãe quanto no bebê.
Além disso, as consultas periódicas sempre acompanham o peso materno, a pressão arterial, o batimento cardíaco fetal (a partir do momento que se torna audível) e o crescimento do útero, o chamado útero-fita.
Quando deve ser iniciado o pré-natal?
O pré-natal deve começar assim que a mulher descobrir que está grávida. O obstetra definirá a melhor época para realização de ultrassonografia confirmatória da gestação, além dos primeiros exames de sangue e urina a serem realizados. Na verdade, o ideal é que se a gravidez é planejada, a primeira consulta deve ser antes de o casal engravidar. Nessa consulta, o ginecologista, além da avaliação da história e do exame clínico completo, passará uma série de informações:- qual a melhor época para tentar engravidar após suspensão de anticoncepção oral ou DIU
- se o peso está adequado para engravidar – O IMC deve estar entre 18,5 e 25
- se será necessário modificar algum medicamento em uso pela paciente
- orientação sobre drogas ilícitas, incluindo tabaco e álcool
- orientação sobre o uso de ácido fólico
- orientação sobre realização de atividade física
- realização de exames complementares de acordo com a necessidade
- orientação sobre possíveis modificações na saúde da mulher caso a mesma possua doença prévia.