prematuro-825x542

Prematuro: existe algum cuidado especial com vacina?

O prematuro é um bebê especialmente frágil às infecções, sendo super importante ficar atento às vacinas para evitar as doenças preveníveis. Existem algumas particularidades na vacinação do prematuro, e é justamente sobre elas que vamos falar hoje.

Quem é o bebê prematuro?

É o bebê que nasce com menos de 37 semanas de idade gestacional. Os bebês acima de 37 semanas são considerados bebês nascidos a termo.

Prematuro: vacinar na idade corrigida ou cronológica?

Quem é mãe de prematuro sabe que grande parte dos cuidados do bebê são feitos levando-se em conta a idade corrigida. A idade corrigida nada mais é do que subtrair da idade após nascimento, o tempo que o bebê deveria ter ficado na barriga até completar 40 semanas. Por exemplo, um bebê que nasceu com 36 semanas de idade gestacional, tem,  com 1 mês de vida, 0 dias de idade corrigida, após subtrair as 4 semanas que faltavam para atingir 40 semanas. Para as vacinas, no entanto, usamos a idade cronológica, ou seja, com 2 meses de vida, o prematuro deve receber as vacinas dos 2 meses.

Quando o prematuro está hospitalizado, pode receber vacinas?

O bebê deve receber as vacinas habituais para a idade cronológica. No entanto, não é permitida a administração em ambiente hospitalar da vacina contra rotavírus, ou de qualquer outra vacina com vírus atenuados.

No caso do rotavírus, posso vacinar meu bebê após alta hospitalar?

A vacina contra rotavírus pode ser administrada após alta hospitalar, desde que a primeira dose seja recebida até no máximo 3 meses e 15 dias de idade cronológica.

E a vacina BCG, algum cuidado especial?

Se o prematuro tem mais de 2 kg, sem problemas. Se ele nasceu com menos de 2 kg, deve-se aguardar o ganho de peso para proceder com a vacinação.

E a vacina contra hepatite B?

No bebê prematuro que nasceu com menos de 2 kg, uma quarta dose da vacina é recomendada, devido à uma menor resposta vacinal nesses bebês.

Alguma outra recomendação vacinal?

Sim, sempre que possível o prematuro deve receber a vacina tríplice bacteriana ( difteria, tétano e coqueluche) do tipo acelular. Isso reduz a incidência de reações adversas que podem ser mais graves nesse grupo. Através dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais – CRIE, pode-se conseguir gratuitamente essa vacina para o prematuro com peso de nascimento < 1000 gramas ou < 31 semanas. Para os demais bebês prematuros, a vacina encontra-se disponível apenas na rede privada. Na rede pública a vacina tríplice bacteriana é do tipo celular.

E a prevenção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), para quem é indicada?

Uma doença muito comum no período de inverno causada pelo VSR é a bronquiolite viral aguda. No prematuro, sobretudo nos prematuros extremos, podem causar doença grave, com alto risco de hospitalização. Por esse motivo, no prematuro <  29 semanas de idade gestacional, está indicado o uso de anticorpo monoclonal específico para o VSR, chamado palivizumabe. É uma medicação de altíssimo custo, disponibilizado pelo governo para esse grupo de prematurinhos. A administração é mensal, injetável, geralmente no período de fevereiro a agosto (mas pode variar a época de acordo com a região do país). No caso de prematuros sem outras doenças, é indicada até 12 meses de vida.
As demais vacinas que não foram citadas devem ser administradas da mesma forma que no bebê nascido a termo.

São muitas informações, mas não se preocupe se o seu bebê é prematuro. Tanto a equipe do hospital, quanto o pediatra que vai acompanhar seu bebê após a alta, passarão todas as informações necessárias. Não deixe de agendar consulta com o seu pediatra assim que a alta estiver programada. Além das vacinas, o prematuro precisa de uma série de cuidados e medicações específicas a serem utilizadas.

Um grande abraço e até o próximo tema!!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp