O protetor solar e o repelente são produtos de uso corriqueiro pelos pais. Mas o uso está correto? Confira as dicas para não cometer erros na aplicação.
Quando posso passar protetor solar e repelente no meu bebê?
Não é recomendável aplicar esses produtos antes dos seis meses de vida. A pele do bebê nessa fase ainda é muito fina e mais permeável, apresentando um risco maior de intoxicação por conta das substâncias que compõem ambos os produtos.
A partir dos 6 meses de idade, é autorizado o uso de protetor solar e de alguns repelentes.
Como devo aplicar?
Protetor solar
Aplicar em todo o corpo do bebê, com especial cuidado para não atingir olhos e boca. Não aplicar em pés e mãos pelo risco de levar na boca e ingerir o produto. E sem miséria. Pouco produto pode resultar em proteção ineficaz.
Reaplicar a cada 2 horas em caso de exposição ao sol e também em caso de
permanência na água por tempo superior a 20 minutos.
Aplicar 15 minutos antes da exposição ao sol e 30 minutos antes da exposição à água
Em caso de aplicação simultânea de protetor solar e repelente, a ordem correta de aplicação é primeiro o protetor solar e depois o repelente. Aguardar 30 minutos entre os dois.
Repelente
Aplicar nas áreas expostas, evitando área de face mãos e pés pelo risco de ingestão. Não utilizar as versões em spray. O tempo de reaplicação varia de acordo com o fabricante e o produto utilizado.
Qual produto utilizar?
Protetor solar: produtos para bebê com FPS mínimo 30 e com proteção UVA e UVB que sejam autorizados pela ANVISA
Repelentes: icaridina com apresentação em gel. Produtos loção com IR3535. Verificar no rótulo a faixa etária para a qual o produto se destina. Não utilizar produtos em spray.
Deixo o link para outro tema do blog somente sobre repelentes:
https://webapp275736.ip-45-79-11-215.cloudezapp.io/repelentes-em-gestantes-e-criancas/
Dicas
Evite exposição solar nos horários mais quentes do dia: entre 10 e 16:00.
Utilize nos passeios de dia chapéu, e se possível óculos escuros
Evite sair com o bebê ao ar livre nos horários com mais insetos, de manhã cedo e em torno de 16-19 horas.
Utilize proteção mecânica: roupas com manga comprida, calça comprida e meia. Protetores telados de carrinho. Telas em janelas.
Feche janelas no final do dia caso não tenha telas.
Protetores elétricos contra insetos até podem ser utilizados, mas somente se a distância até o berço seja superior a 2 metros.
Não deixar a criança dormir com o repelente ou com o filtro solar
Não é recomendável o uso de produtos 2 em 1, ou seja, protetores solares que também tenham ação repelente.
O que fazer em caso de alergias?
Se o seu bebê apresentar alguma reação alérgica a algum dos produtos, deve-se lavar abundantemente a área com água corrente e sabonete e levar a criança ao médico. Suspenda imediatamente o uso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!