Hand baby in mom's hand

Recém-nascido: 10 dicas após a alta hospitalar

O recém-nascido demanda uma série de cuidados iniciais que não podem ser esquecidos. Apesar de na maternidade os pais serem orientados sobre esses itens, o excesso de informação do momento pode acabar não sendo absorvido em sua totalidade.

10 dicas sobre recém-nascidos (e a mãe) que considero de extrema importância para os primeiros dia após alta hospitalar:

1- O recém-nascido deve ser avaliado por pediatra no quinto dia de vida. Essa avaliação é de extrema importância por ser o dia em que há a maior possibilidade de aparecimento de icterícia no bebê. Se o seu hospital não conta com esse serviço, procure o seu pediatra ou agende consulta de centro de saúde de referência da sua casa. Essa consulta também é essencial para avaliar o peso do bebê e a amamentação.

2- Nos primeiros dias, anote o tempo e os intervalos entre as mamada. Essa informação é muito importante para avaliar a amamentação no bebê recém-nascido

3- Observe a urina do seu bebê. O recém-nascido que está mamando bem e se mantendo hidratado, deve urinar uma média de 6 fraldas ao longo de 24 horas. Se você está com dificuldade para avaliar se o seu bebê está urinando, utilize fralda com marcador de urina. Essas fraldas são facilmente encontradas nas farmácias, e têm uma listra amarela na parte externa, que muda para a cor azul se a criança urinar. Se o bebê passar um grande número de horas sem urinar, pode ser sinal de desidratação. Intensifique a frequência das mamadas e procure um pediatra para avaliação do bebê.

4- Observe também o aspecto das fezes do recém-nascido. Elas vão mudando de consistência nos primeiros dias de vida, e saem da textura “graxa”, para uma textura mais fluida, que lembra diarreia, com alguns pontinhos sólidos. Não se esqueça também que as fezes do bebê não podem ser brancas!!! Segue tabela de cor normal de fezes para fins de comparação. Caso a cor branca apareça nas fezes, comunique o seu pediatra ou leve para atendimento pediátrico na urgência.

Aspecto das fezes do recém-nascido

5- Não deixe o bebê sem mamar por muitas horas seguidas. No início da vida, os recém-nascidos perdem em torno de 10% do peso de nascimento. Períodos muito longos sem alimentação podem levar a perdas ainda maiores, podendo até resultar em hipoglicemia. Alguns bebês, como os prematuros e os bebês de peso mais baixo (abaixo de 2,5 kg), costumam ser mais sonolentos e precisam de ainda mais estímulos para amamentar. Se o seu bebê está muito sonolento, apresentando dificuldade para amamentar, procure ajuda especializada.

6- Se o seu seio está com fissuras, ou está havendo muita dor para amamentar, ajuda especializada também é necessária. Seja através do auxílio de bancos de leite, de consultoras de amamentação ou do seu pediatra. O importante é não considerar a dor como algo normal. Desconforto e dor ao amamentar o recém-nascido é uma das principais causas de desmame precoce

7- Algumas maternidades fazem o teste da orelhinha (triagem auditiva) ainda durante a internação. Outras entregam o pedido para os pais levarem o recém-nascido após o nascimento. Revise as orientações no relatório de alta do bebê e veja o que foi orientado: como e onde agendar o teste da orelhinha.

8- Lembra da consulta do quinto dia que abordei no item 1? Ela é também o dia em que os pais levam o bebê para fazer o teste do pezinho. Ele pode ser feito no posto de saúde ou na rede privada, sendo que na rede privada existem opções que contemplam maior quantidade de doenças. Para os bebês que não foram vacinados na maternidade, é também oportunidade para vacinar para o BCG e para a Hepatite B. Se a família quiser fazer na rede privada o exame para afastar a doença imunodeficiência combinada grave, a vacina BCG deve ser administrada após o resultado negativo do teste (pergunte para o seu pediatra sobre o teste).

9- Nunca se esqueça de que o bebê deve dormir de barriguinha para cima!!!!! É a posição mais segura para a prevenção da morte súbita. Retire também travesseiros, bichinhos de pelúcia e quaisquer outros itens que possam obstruir a respiração do recém-nascido. Se quiser ler mais sobre o tema, acesse o link:  https://webapp275736.ip-45-79-11-215.cloudezapp.io/morte-subita-do-lactente/

10- O bebê precisa ser registrado após o nascimento. Para as maternidades que não contam com cartório, deve-se levar a declaração de nascido vivo entregue na maternidade até o cartório de registro civil para emissão da certidão de nascimento. Se for o pai da criança o prazo é de até 15 dias de vida, e se a mãe é a única pessoa disponível, prazo de até 45 dias.

O basicão está aí. Anote suas dúvidas e não deixe de esclarecê-las quando levar o recém-nascido ao pediatra no quinto dia de vida.

 

Um abraço e até o próximo tema!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp