Após o nascimento, o bebê é submetido a alguns testes de triagem neonatal com o objetivo de diagnosticar problemas precocemente. O teste do olhinho é um deles, e deve ser realizado ainda na maternidade.
Conheça o teste do olhinho
O teste do reflexo vermelho, como também é chamado, é realizado em todos os recém-nascidos do país, seja na rede pública ou privada de saúde.
Para que serve o teste do olhinho?
O teste do olhinho é realizado para diagnosticar possíveis alterações nos olhos ou doenças oculares. Entre as principais patologias detectadas com o teste estão a catarata congênita, o glaucoma e o retinoblastoma, um tipo de tumor ocular mais prevalente na infância.
Ele não serve, no entanto, para verificar se a criança enxerga.
Como ele é realizado o exame?
O exame é rápido, simples e indolor. O pediatra se utiliza de um pequeno aparelho, chamado oftalmoscópio, que projeta uma luz em sua extremidade, como uma lanterna. Essa luz é direcionada em cada um dos olhos da criança.
Como o próprio nome do teste diz, o objetivo é ver uma luz vermelha na pupila do bebê. Um teste alterado é visto com a pupila branca, como acontece em fotografias.
Na imagem abaixo, o teste está normal do lado direito da tela, vermelho, e alterado do lado Esquerdo, branco.
Existe alguma contraindicação para o teste do olhinho?
Não há contra-indicação para o teste, e além de realizado na maternidade, deve ser repetido nas consultas de rotina pediátricas.
É um exame de triagem, realizado pelo pediatra, sem dilatação da pupila com colírio. Isso significa que o teste alterado não é diagnóstico. Em caso de teste alterado, o bebê deve ser encaminhado o mais precocemente para avaliação completa pelo oftalmologista pediátrico, para confirmar ou afastar diagnóstico.
O diagnóstico precoce é imprescindível para definição de tratamento e conduta adequados para cada caso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
pediatra em Nova Lima!