depressão

Você sabia que crianças também podem ter depressão?

As crianças são conhecidas por serem sociáveis, alegres, com muita energia e a vitalidade de quem está em uma fase de grandes descobertas. No entanto, os riscos para a saúde mental existem e merecem atenção, especialmente a depressão, que também afetam os pequenos. Embora não seja comum, a depressão representa um risco grave para a saúde infantil e provoca mudanças repentinas e bruscas no comportamento. Trata-se de um problema que precisa ser observado de perto pelos pais, e procurar ajuda médica com agilidade. A depressão em crianças é um assunto sério e merece toda atenção, principalmente para identificar os sinais iniciais, procurar ajuda médica e ter um diagnóstico precoce. Pensando nisso, confira neste post informações relevantes sobre a depressão em crianças e entenda mais sobre esse sério problema!

Afinal, como depressão atinge crianças?

A manifestação da depressão em crianças é considerada grave, até mais que em adultos, devido a dificuldade de identificar a doença já que os sintomas se assemelham a outros distúrbios. Por isso, é um risco silencioso com potencial para comprometer a saúde mental e o desenvolvimento saudável da criança. A depressão infantil pode ser desencadeada por diversos motivos, assim como nos adultos. Entretanto, alguns fatores de risco são decisivos, como:
  • situações fortes, como as perdas e o luto;
  • dificuldade de lidar com situações novas com separação dos pais ou mudanças;
  • traumas e abusos, seja sexuais, agressões ou bullying;
  • ansiedade e medos intensos;
  • uso inadequado e excessivo de celulares, computadores e tablets.

Quais os sinais de alerta para a depressão em crianças?

Quando os sintomas se iniciam, é comum ter dificuldade para interpretar a situação e nesse momento, o acompanhamento médico é indispensável. Contudo, alguns sinais servem como alerta e ao serem notados, é essencial procurar ajuda para avaliação profissional e diagnóstico. Veja quais os sinais mais comuns em quadros de depressão infantil!

Mudança de hábitos

O primeiro sinal da depressão infantil é a mudança repentina ou gradativa dos comportamentos da criança. Esse fato pode acontecer em diversos aspectos da rotina e com intensidades diferentes e as principais mudanças são:
  • distúrbios no sono, excesso ou insônia;
  • irritabilidade;
  • agitação ou sensibilidade;
  • apatia ou fadiga;
  • mudança nos hábitos alimentares.

Dificuldade de concentração

A dificuldade de concentração é um sinal comum a outros distúrbios que afetam a saúde mental, inclusive a depressão. É um sintoma notado facilmente em diversas atividades da criança, que precisa de avaliação médica para identificar as causas e ter o diagnóstico.

Desinteresse por atividades habituais

O desinteresse por atividades comuns, como ir à escola ou brincar é um sinal aparente, em que a criança perde a disposição e tende a ficar mais apática e retraída. Trata-se de um dos sinais mais comuns e sempre demonstram que a situação exige atenção especial.

Queda de desempenho escolar

A queda do desempenho escolar também é um indicativo de que a criança está passando por alguma situação especial, que merece uma investigação mais profunda – principalmente se esse sinal surgir em conjunto com outros típicos da depressão. A depressão em crianças é uma situação séria e os pais devem ter cuidados redobrados, principalmente se algum trauma ou mudança aconteceu. O acompanhamento médico frequente é essencial para monitorar a criança e ter indicações de tratamentos de acordo com a intensidade dos sintomas e histórico. Como você percebeu, a depressão infantil é uma doença grave e capaz de provocar complicações que comprometem a qualidade de vida e o bem-estar. Portanto, é imprescindível cuidar da forma correta e com o devido apoio médico para promover o crescimento saudável das crianças. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!